Mutirão de mamografia já atendeu cerca de 500 mulheres

Atendimento de convocadas por terem pedido médico se estende até maio

Durante o primeiro mês do mutirão de mamografia, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, mais de 500 mulheres realizaram o exame. O atendimento ocorre até maio no Cesm (Centro Especializado de Saúde da Mulher), unidade de referência no município para a realização de mamografia. O foco da ação são pacientes que já tinham encaminhamento médico registrado nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) onde fazem acompanhamento ginecológico. Elas foram convocadas para fazer o exame de rotina, indicado anualmente ou a cada dois anos, de acordo com a orientação médica. Pacientes com indicação para realizar mamografia de urgência são atendidas imediatamente.

A estimativa é que cerca de 1,2 mil pacientes sejam atendidas na ação, que ainda deve se prolongar pelas próximas semanas. No entanto, o número de pacientes que faltam ao agendamento é expressivo. Até o momento, 75 ausências foram registradas, fator que prejudica a agenda de exames, uma vez que é difícil convocar novas pacientes de forma imediata.

O objetivo do mutirão nos meses de abril e maio é atender a demanda de pacientes encaminhadas pelos ginecologistas para os exames de rotina. Após a campanha de incentivo ao exame preventivo ao câncer de mama “Outubro Rosa”, realizada no último trimestre de 2015, muitas mulheres retornaram à UBS onde fazem acompanhamento e, agora, vão repetir a mamografia.

Uma estimativa do Inca (Instituto Nacional do Câncer) aponta que, a cada ano, surgem 56 novos casos de câncer de mama para cada grupo de 100 mil mulheres. Por isso, a conscientização sobre prevenção e exames para diagnóstico precoce são essenciais para garantir a saúde da mulher.