Programa do MPT para combate ao trabalho infantil envolve cinco escolas de Hortolândia

Objetivo é capacitar educadores e orientar crianças sobre como identificar abusos e exploração

Gestores de cinco escolas municipais de Hortolândia, participaram, nesta quinta-feira (31/03), de uma formação na sede do MPT (Ministério Público do Trabalho), em Campinas, sobre o Programa Nacional “MPT na Escola – de mãos dadas contra o trabalho infantil”. A Prefeitura é conveniada ao MPT para o desenvolvimento deste programa, que envolve cerca de três mil alunos matriculados nos 5º anos, em cinco escolas da cidade. O objetivo é capacitar educadores para atuar em questões sobre exploração do trabalho.

Em Hortolândia, as escolas participantes estão localizadas na região do Jardim Amanda. São elas: Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Dona Ana José Bodini Januário, Emef Jardim Amanda I (Caic), Emef Tarsila do Amaral, Emef Renato Costa Lima e Emef Maria Célia Cabral do Amaral.

De acordo com o diretor de formação continuada da Secretaria de Educação, Aparecido Donizeti Chagas de Faria, foram escolhidas escolas numa mesma região para que, após a aplicação do programa, os resultados sejam avaliados junto as comunidade escolar. “O programa acontece em sala de aula, por meio do uso de uma cartilha. Os alunos são orientados sobre seus direitos como criança. Eles recebem informações importantes para que saibam reconhecer vítimas de exploração infantil. Desta forma, sensibilizamos as crianças e a comunidade”, destacou Donizeti. Este é o segundo ano em que Hortolândia firma convênio com o MPT para o desenvolvimento do programa.