Prefeitura distribui panfletos em Hortolândia, chamando atenção para os riscos do trabalho infantil

Ação de servidores da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social marca o Dia Mundial e Nacional contra o Trabalho Infantil

Com o acirramento da crise econômica e da miséria no País, nos últimos anos, o Brasil voltou a ver crianças e jovens pelas ruas, vendendo balas, limpando para-brisa de veículos ou simplesmente pedindo dinheiro nos semáforos. É a triste realidade do trabalho infantil de volta, tão frequente antes da vigência do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), lei nacional, publicada em 1990, que reconhece crianças e jovens como seres de direitos e protegidos do trabalho infantil.

A fim de marcar o Dia Mundial e Nacional contra o Trabalho Infantil, celebrado neste domingo (12/06), servidores do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), órgão da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, percorreram ruas do centro, na manhã desta segunda-feira (13/06), para orientar a população acerca do tema. As equipes percorreram os principais cruzamentos da Rua Luiz Camilo de Camargo, no Remanso Campineiro, distribuindo panfletos e exibindo faixas informativas. A ação busca sensibilizar e conscientiza a população sobre a necessidade do enfrentamento ao trabalho infantil.

“Identificamos muitas crianças nos semáforos da cidade, atualmente. O número delas trabalhando aumentou muito em decorrência da pandemia. Daí a importância de sensibilizar a comunidade sobre os direitos da criança e do adolescente – o direito de estudar, o direito ao lazer, mostrando que o trabalho infantil é uma violação de direito da criança e do adolescente”, afirma a gerente de Proteção Social Especial, Dusce Oliveira.

“É uma oportunidade para sensibilizar, informar e dar destaque a essa violação de direitos. Nossa missão é proteger nossas crianças e adolescentes”, ressalta a secretária adjunta de Inclusão e Desenvolvimento Social, Roberta Diniz.