Ronda Ostensiva da Guarda Municipal reforçará segurança

Inscrições de Guardas Municipais para compor equipe encerraram na última sexta-feira (26/02); oito GMs selecionados passarão por entrevista e capacitação

A segurança em Hortolândia ganhará reforço. Acaba de ser criada a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), equipe especializada, vinculada à Guarda Municipal, órgão da Secretaria de Segurança da Prefeitura de Hortolândia. A equipe contará com oito Guardas, que passarão por processo de seleção nas próximas semanas, receberão capacitação para iniciar as operações ainda neste semestre.

O objetivo é realizar ações de combate à criminalidade e atuar em conjunto com a Polícia Militar. Os integrantes da ROMU prestarão apoio tático e operacional a toda corporação da GM.

A ROMU utilizará uma viatura e motocicletas e terá autorização para o uso de arma de grosso calibre, mediante permissão das autoridades competentes e outros equipamentos de menor potencial ofensivo. O fardamento dos integrantes será diferenciado dos demais da corporação.

Seleção

Na última semana, 20 Guardas inscreveram-se para o processo interno. Os oito selecionados passarão por entrevistas que envolvem três critérios: estar em atividade, ter saúde física e psicológica. Após, os selecionados participarão de capacitação.

De acordo com o secretário de Segurança, Marcelo Borges, o principal objetivo é ampliar o combate a criminalidade e atender a população. "Aumentar a segurança dos munícipes, além de preservar os locais públicos, é o foco da equipe. O diferencial da ROMU é a especialização que receberá, além do uso de equipamentos específicos e um integrante a mais na viatura. Hoje nossas viaturas fazem rondas com dois guardas e a ROMU ter três", destacou.