População marca presença no “Café com Viola”

Quarta edição do evento, no último domingo (28/02), reuniu centenas de pessoas e público desfrutou de café da manhã gratuito e apresentações de moda de viola e de catira

Café da manhã gostoso, embalado por prosa e moda de viola. Foi assim que aconteceu, neste domingo (28/02), o “Café com Viola”, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura.

Em sua quarta edição, o evento reuniu centenas de pessoas e tomou conta do Centro de Memória de Hortolândia “Professor Leovigildo Duarte Junior”, proporcionando ao público uma descontraída experiência sócio-cultural, como destacou o prefeito Antonio Meira, que esteve presente no evento. “A música alegra o coração e enriquece a alma. O ‘Café com Viola’ tem como principal objetivo resgatar a cultura sertaneja e proporcionar o encontro de famílias. É um bom momento de rever amigos”, disse, acrescentando que a próxima edição será em maio.

O sentido de reunião também foi destacado por Mestre Chiquinho, responsável por coordenar a parte musical do “Café com Viola”. “A importância do evento é a de integrar a comunidade. Tirar o pessoal do mundo eletrônico. Além disso, o evento também abre espaço para novos artistas apresentarem seus trabalhos”, resumiu.

O evento também contagia quem vive nas imediações do Centro de Memória. Um deles é o pedreiro Elias Ribeiro da Silva, que mora há três quadras do local. Ele conta empolgado que assim que a cantoria começa, vem correndo conferir o evento. “Adoro moda de viola! O evento é bem legal, anima o povo. Eu vim em todas as edições, e desde então o ‘Café com Viola’ melhora 100%”, afirma.

Por falar na parte musical, o evento foi um prato cheio para os amantes de cultura caipira, com apresentações de várias duplas. Uma delas é Selino e Selito, que tem mais de 20 anos de carreira e participa desde a primeira edição. “O evento é muito bacana por reunir o pessoal, que tem a oportunidade de conhecer a cultura caipira, em especial, a viola. A cada edição o público vem aumentando e participando cada vez mais”, disse Selino, nascido em Minas Gerais e morador de Hortolândia há mais de 25 anos.

Além de duplas de Hortolândia, o “Café com Viola” contou ainda com participação de artistas de outros municípios da região, como Rafaela Pinheiro, “A Princesinha da Viola”, de Paulínia; e Wilson e Alan, de Americana. Tocando pela primeira vez, Wilson elogiou o evento. “Gostei muito do ‘Café com Viola’. É um evento muito bonito, que tem uma parte cultural muito importante, que é a de divulgar a música sertaneja de raiz. Outra coisa legal é o entrelaçamento da cultura com a história do município”, disse ele, referindo-se ao local onde ficava o prédio da antiga Estação Ferroviária Jacuba, que foi revitalizado pela Prefeitura e hoje abriga o Centro de Memória de Hortolândia.

Encerrando o evento em grande estilo, o grupo Pioneiros do Catira fez o chão tremer com sua apresentação, na qual os integrantes dançaram batendo as solas das botas em cima de um tablado de madeira. Para quem gostou do evento não perde por esperar. A próxima edição já está marcada para maio e promete ser especial. “Vamos conciliar o próximo ‘Café com Viola’ com o aniversário de Hortolândia”, revela Sonia Zago, coordenadora do Centro de Memória de Hortolândia.