Plantão Fique Sabendo muda de local e acontece no Open Shopping

Atividade acontece nesta terça-feira (1º/12); exames gratuitos podem ser realizados, com resultado em menos de 10 minutos

O plantão tira dúvidas sobre HIV/Aids e Sífilis, organizado pela Prefeitura de Hortolândia para esta terça-feira (1º/12) mudou de local: o atendimento está acontecendo no Open Shopping, localizado na rua Luís Camilo de Camargo, nº 581, no Remanso Campineiro. Profissionais da Secretaria de Saúde da Prefeitura estarão no local, ate às 15h, para tirar dúvidas da população sobre HIV/Aids e Sífilis. A ação faz parte das atividades da campanha Fique Sabendo, de testagem gratuita para detecção das doenças. O teste pode ser realizado gratuitamente em qualquer unidade de saúde do município, sem encaminhamento médico, durante o período da campanha, que começou no dia 23 deste mês e encerra nesta terça-feira. Após este prazo, interessados podem realizar o teste no Amdah (Ambulatório Municipal de DST/AIDS de Hortolândia), unidade de referência neste tipo de atendimento em Hortolândia.

A campanha marca a mobilização nacional pelo dia 1º de Dezembro, Dia Internacional de Luta Contra a Aids. A ação é organizada pela Coordenação Estadual de DST/AIDS, com apoio do Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Adolfo Lutz e os municípios.

Mais de 60 profissionais de Hortolândia estão capacitados para fazer a coleta de amostra de fluido oral para teste rápido de HIV, além do teste rápido de Sífilis, realizado com amostra de sangue de uma picada na ponta do dedo. O resultado é apresentado em menos de 10 minutos.

Neste ano, a Prefeitura tem como meta ultrapassar a testagem de mais de mil pessoas, número de testes realizados em 2014. Para isso, além das unidades de saúde, pontos estratégicos foram incluídos na campanha, a fim de ampliar a conscientização da população. Quanto mais cedo as doenças forem diagnosticadas, maior a chance de tratamento com sucesso.

Amdah

Em Hortolândia, o Amdah é a unidade de saúde de referência para testagem de HIV e Sífilis. Mesmo quando a campanha “Fique Sabendo” não está em divulgação, o teste é realizado gratuitamente no Amdah. No local, também são oferecidos medicamentos para Aids, estágio em que o vírus HIV manifesta sintomas, afetando a imunidade do paciente. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O endereço é rua Ernesto Bergamasco, 262, na Vila Real. O telefone é (19) 3897-3653.