Campanha “Fique Sabendo” realiza orientação sobre ISTs no Shopping Hortolândia

Ação será realizada pela Prefeitura no estabelecimento, nesta quinta-feira, das 10h às 16h

Você sabe o que são ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis)? São doenças transmitidas por meio de contato sexual. Caso a pessoa seja infetada, é importante que ela faça o diagnóstico e o tratamento da doença o quanto antes para evitar complicações graves que podem levar a óbito. Para conscientizar a população sobre as ISTs, a Prefeitura de Hortolândia realiza uma ação, nesta quinta-feira (01/12), das 12h às 16h, no Espaço Afroempresarial, órgão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, que fica dentro do Shopping Hortolândia. O espaço fica próximo à escadaria que dá acesso às salas de cinema. O shopping está localizado na rua José Camilo de Camargo, 5, região central.

A ação, realizada pelo CEI (Centro Especializado em Infectologia), órgão da Secretaria de Saúde, marca a campanha “Dezembro Vermelho”, celebrada em 1º de dezembro, que é o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Na ação, a equipe fará trabalho de orientação com as pessoas sobre AIDS e demais ISTs, dentre as quais Sífilis e Hepatites B e C. Também serão distribuídos kits de prevenção. Cada kit contém um preservativo masculino, um preservativo feminino e gel lubrificante.

Unidade de referência

Já no dia 11/12, o CEI fará distribuição de material explicativo sobre AIDS e ISTs e de kits na concentração da Parada LGBTQIA+. A concentração, programada para às 13h, será na Praça das Paineiras, localizada no Parque dos Pinheiros.

O CEI, antigo Amdah (Ambulatório Municipal de DSTs/Aids de Hortolândia), é a unidade de referência no município para acompanhamento e tratamento de pacientes com ISTs e hepatites virais. O órgão está localizado na avenida Thereza Ana Cecon Breda, 1.115, Vila São Pedro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

O órgão disponibiliza gratuitamente para a população testes rápidos para a detecção de ISTs e hepatites virais. A aplicação de testes rápidos é feita no horário das 8h às 15h. Não é necessário fazer agendamento para os testes rápidos, cujos resultados ficam prontos em 15 minutos. A coordenadora do CEI, Larissa Naira Dias, salienta que o teste rápido também está disponível nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município.

Em caso de resultado positivo, a coordenadora explica que o órgão já inicia o acompanhamento e o tratamento do paciente. Além do teste rápido, o órgão também oferece as medicações PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) e PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV).

Para mais informações e orientações, a população pode entrar em contato com o CEI pelos telefones (19) 3897-3653 e (19) 3897-5034, ou via WhatApp, pelo número (19) 98440-5103, que recebe apenas mensagens de texto. O órgão também realiza palestras gratuitas sobre prevenção às ISTs e hepatites virais em entidades, escolas, associações, igrejas e empresas da cidade. Os interessados podem entrar em contato por meio dos mesmos  telefones acima para agendamento da palestra.