Campanha “Fique Sabendo” de prevenção ao HIV realiza mais de 500 testes rápidos

O diagnóstico precoce é uma medida importante para o tratamento de doenças, em especial as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). É por este motivo que a Prefeitura de Hortolândia realiza a campanha “Fique Sabendo”, que oferece testes rápidos gratuitos para a detecção do vírus HIV, causador da Aids, durante este mês. De acordo com a Secretaria de Saúde, foram aplicados, até o momento, 525 testes, dos quais dois deram positivo para Sífilis. A campanha marca o mês “Dezembro Vermelho” de prevenção e conscientização das ISTs e o Dia Internacional de Combate à Aids, que foi no dia 1º. De acordo com a Secretaria de Saúde, a campanha também oferece testes para Sífilis e Hepatites B e C.

Os testes estão disponíveis nas UBSs (Unidades Básicas do Município) do município. De acordo com a Secretaria de Saúde, neste mês cada UBS realizou o Dia D da campanha. Quem quiser, também pode fazer o teste rápido no CEI (Centro Especializado em Infectologia), antigo Amdah (Ambulatório Municipal de DST/Aids de Hortolândia), que é a unidade de referência no município para acompanhamento e tratamento de pacientes com ISTs. Não é necessário fazer agendamento para o teste rápido. O exame é sigiloso. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. A campanha vai até o dia 23 deste mês.

De acordo com a coordenadora do CEI, Sandra Duarte, a baixa procura pelos testes rápidos registrada na campanha deste ano pode ser atribuída à pandemia do Coronavírus, que tem restringido a circulação das pessoas para evitar aglomeração e conter a disseminação do vírus. Em 2019, a campanha realizou durante o mês de dezembro 1.673 testes. Quem não conseguir fazer o teste durante a campanha, pode procurar o CEI ao longo do ano. A coordenadora Sandra Duarte salienta que o teste rápido está disponível nas UBSs e no órgão de  forma permanente. De acordo com a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, o município registra neste ano 6 óbitos em função da Aids.

ACOMPANHAMENTO

Os pacientes diagnosticados com HIV recebem acompanhamento médico, social e psicológico da Prefeitura durante o tratamento, que é realizado no CEI, órgão da Secretaria de Saúde, que é referência no município para tratamento de pacientes com ISTs. O órgão conta com equipe multidisciplinar, formada por profissionais de infectologia, assistência social, psicologia e enfermagem. O CEI está localizado na avenida Thereza Ana Cecon Breda, 1.115, Vila São Pedro. Atualmente, o CEI acompanha 438 pacientes diagnosticados com HIV, dos quais 15 têm Aids.