Drenagem na região da Taquara Branca avança

Bairros Parque Horizonte, Chácaras Planalto e Jardim Novo Horizonte terão melhorias concluídas no início de 2016

O trabalho de implantação de galerias de águas pluviais e asfalto em todas as ruas dos bairros Parque Horizonte, Chácaras Planalto e Jardim Novo Horizonte, na região da Taquara Branca, já está com 7% de etapas concluídas. O serviço executado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Obras, iniciou em setembro. A Secretaria de Obras implanta tubulações para captação de água da chuva, estrutura com capacidade de realizar a drenagem pelas próximas décadas, mesmo em períodos de muita chuva. A ação antecede a pavimentação e calçamento das ruas, que deve começar nos próximos meses. O trabalho completo, incluindo o asfalto, deve ser finalizado em 2016. A ação faz parte do pacote de intervenções “Hortolândia Mais Bonita”.

De acordo com o projeto de obras, serão instalados quase cinco quilômetros de tubulação, além de 16 bocas de lobo. Com a conclusão desta etapa, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) fará a ligação da rede de ramificação do esgoto, que vai da rede coletora, já implantada pela Companhia, até a ligação de esgoto domiciliar. Em breve, as primeiras ruas da região da Taquara Branca, que já receberam o sistema de drenagem e esgoto, começam a ser asfaltadas.

“Os tubos para captação de águas pluviais são muito grandes, com ótima capacidade de drenagem. As pessoas desta região podem ver, atualmente, a dimensão destas estruturas. Depois, quando os tubos estiverem aterrados, não dará para perceber o tamanho e, talvez, muitas pessoas nem se atentem para a importância deste investimento. O asfalto é um benefício para os moradores da Taquara Branca, mas sem a drenagem o trabalho ficaria incompleto”, explicou Meira, durante uma visita ao canteiro de obras.

Esgoto

A pavimentação e drenagem da região da Taquara Branca tiveram início após a Sabesp implantar a rede coletora de esgoto. Agora, a Companhia vai instalar as ramificações e construir uma estação elevatória para direcionar o esgoto coletado à rede do Jardim Amanda, de onde os dejetos domiciliares seguem para tratamento na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), na avenida da Emancipação. A obra deve ser concluída nos próximos seis meses. Com a conclusão desta etapa, o percentual de esgoto coletado no município será de 86%.

Hortolândia Mais Bonita

As obras de pavimentação e drenagem da Taquara Branca fazem parte do pacote de intervenções “Hortolândia Mais Bonita”. Lançado em maio, o Programa contempla um conjunto de obras para garantir melhorias no sistema de trânsito em todas as regiões, visual moderno para a cidade e mais qualidade de vida. Parte das ações são realizadas com investimentos de R$ 50 milhões, uma parceria da Prefeitura com o governo federal por meio do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento).