Plantio de mudas em área degradada marca Dia da Árvore em Hortolândia

Prefeito Antonio Meira participou da ação neste domingo (20/09), no entorno do Parque Irmã Dorothy

O prefeito Antonio Meira participou, na manhã deste domingo (20/09), do plantio de 120 mudas de árvores na margem esquerda do córrego situado na Rua Bambina Ciconi Camilo, no Jd. Nossa Senhora de Fátima. A área, que sofre degradação ambiental em razão do descarte irregular de resíduos sólidos e esgoto clandestino, ganhou exemplares de Ipês branco, roxo e amarelo, Pitanga, Aracá, Oiti, Pau Rei, Pau Viola, entre outras espécies nativas.

A ação em comemoração ao Dia da Árvore, que no Brasil acontece no dia 21, dois dias antes da chegada da Primavera, mobilizou aproximadamente 100 pessoas. Ao longo do dia, cerca de 300 passaram pelo parque e levaram para casa sementes e amostras de adubo orgânico. O plantio foi realizado no domingo para coincidir com a “Hora Verde”, iniciativa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente para realizar um grande mutirão de plantio de árvores em todo o Estado de São Paulo na mesma data e no mesmo horário. Participaram da ação, além da comunidade local, equipes do grupo Escoteiros Aroanas (Parque da Mata 263), jovens da Igreja do Nazareno e praticantes de Kung Fu do Mestre Alan.

“O momento proporcionou uma reflexão sobre a importância da árvore para a vida humana, bem como da preservação do meio ambiente, o que interfere diretamente na saúde pública. Precisamos da consciência e contribuição de toda população”, explica a diretora de Meio Ambiente, Eliane Nascimento.

“A Prefeitura tem se empenhando no sentido intensificar a arborização da nossa cidade, criando políticas públicas de gestão ambiental sustentáveis, a exemplo dos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos e outros resíduos recicláveis). Na semana passada, foi concluído o plantio na APP (Área de Preservação Permanente) do Jardim Estrela, totalizando 7.160 mudas de árvores de espécies nativas. Com isto, de janeiro a setembro deste ano, a Secretaria de Meio Ambiente já ultrapassou a meta de plantio, que seria 10.000 mudas de árvores”, informou o secretário de Meio Ambiente”, Aldo Aluísio Silva.