Formação orienta educadores sobre alimentação saudável e aprendizado

Ação voltada a profissionais da Educação beneficia cerca de 23 mil alunos da rede municipal

Sensibilizar os educadores sobre as implicações da alimentação no desenvolvimento físico e cognitivo das crianças e adolescentes, incentivar a educação nutricional nas instituições escolares, promover a adoção de hábitos saudáveis de alimentação e adotar mudanças de hábitos alimentares como forma de promoção da saúde e prevenção de doenças. São estes os objetivos da Formação Continuada “Educação, Saúde e Hábitos Alimentares”, voltada a assistentes de direção das escolas da rede municipal de Hortolândia.

Participam do curso cerca de 100 profissionais. Os encontros começaram nesta segunda-feira (14/09), no auditório do Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”. As próximas formações serão nos dias 7 de outubro e 18 de novembro. A ação beneficia aproximadamente 23 mil estudantes matriculados nas escolas municipais.

As palestras são ministradas pela psicóloga Julyany Rodrigues Gonçalves e pela pedagoga Nádia Barbuglio. Na abertura do ciclo das palestras, também foram exibidos trechos do documentário "Muito além do peso" (Brasil, 2012), dirigido por Estela Renner e apoiado pelo Instituto Alana.

A formação traz conteúdos para discussão tais como Estatísticas de hábitos alimentares, Implicações na saúde, Implicações psicológicas, Implicações educacionais, Alimentação saudável e o escolar, A influência da família nos hábitos alimentares, A importância da Escola na aquisição de hábitos alimentares saudáveis, A educação nutricional e o papel do educador neste processo.