Recesso escolar tem opções de passeios ao ar livre em Hortolândia

arques públicos oferecem contato com a natureza e espaço para prática de atividade física

Em período de férias escolares, Hortolândia tem diversas opções de lazer gratuitas para toda a família. Dentre elas, parques públicos com diferentes atrações, que aliam contato com a natureza e prática de atividades esportivas. O Parque Remanso das Águas, inaugurado neste ano na região dos bairros Jd. Minda e Carmem Cristina, e o Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, localizado no Jd. Nossa Senhora de Fátima, são algumas das opções de passeio.

Além dos parques, Hortolândia conta ainda com praças distribuídas em todo o município. No Jd. Adelaide, São Sebastião e Nossa Senhora de Fátima, por exemplo, a população pode caminhar e se exercitar nas academias ao ar livre dos espaços. Outras opções é a praça do Jd. Nossa Senhora Auxiliadora e o entorno da lagoa do Jd. Amanda.

Projeto Férias

Nesta terça-feira (14/07), o Projeto Férias, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Recreação, chega para completar a programação. As atividades vão das 13h30 às 17h30 e acontecem em seis bairros.

A ação reúne atividades físicas e de recreação e conta com brinquedos infláveis (tobogã, pula-pula, piscina de bolinha, kid play e cama elástica), esportes de rua (vôlei e futebol), trenzinho, pipoca e algodão doce (veja abaixo a programação completa do Projeto Férias).

Parque Ambiental Remanso das Águas

Com mais de 172 mil m² de extensão, o Parque Ambiental Remanso das Águas “Sebastião Batista Pozza” é a maior área pública da cidade. No espaço, há quadras poliesportivas, quiosques, academia ao ar livre e até quadras de Malha e Bocha. Além disso, o novo parque conta com pista de caminhada, ciclovia, playground infantil e academia para PCD (pessoas com deficiência). Três áreas de estacionamento, com capacidade total para 97 veículos, garantem a comodidade do visitante. O Parque Remanso das Águas está localizado na Rua Sabina Baptista de Camargo, s/n, atrás da Magneti Marelli.

Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang

No Parque Irmã Dorothy, aberto para visitação diariamente, das 7h às 18h, há atividades para crianças e adultos. Entre as atrações estão as visitas ao “Recanto das Tartarugas”, ao “Orquidário” e à “Maternidade da Árvore”. Nestes locais, monitores orientam o público sobre os cuidados com a fauna e a flora. No espaço interativo “Jardim dos Sentidos”, os visitantes podem explorar novas sensações sem usar a visão, por meio do contato com plantas aromáticas, identificadas em Braile, e diferentes materiais distribuídos no chão do ambiente. Nesta atração, é obrigatório entrar descalço. Quem não possui deficiência tem também os olhos vendados, para que a experiência sensorial seja completa.

Para completar o passeio, no parque existem também mesas para piqueniques, pista de caminhada, equipamentos de ginástica ao ar livre e playground infantil. O Parque Irmã Dorothy Stang fica na Rua Manoel Antonio da Silva, nº 415, no Jd. Nossa Senhora de Fátima.

Parque Creape

No Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), no Jd. Santa Clara do Lago, é possível admirar o verde das árvores e também aprender um pouco mais sobre educação ambiental. O local possui playground infantil, pista de caminhada e viveiro de mudas. No parque, há também o Espaço Reciclasa, onde os objetos de uma casa são produzidos a partir de material reciclável, e o Quiosque da Leitura, órgão da Secretaria de Cultura com acervo de mais de 1.400 livros que podem ser emprestados gratuitamente à comunidade.

O Creape abre diariamente, das 6h às 20h. Já o Quiosque da Leitura, funciona de terça-feira a sábado, das 9h às 18h. O parque fica na Rua Bolívia, nº 290, no Jd. Santa Clara do Lago II.

Parque Chico Mendes e Renato Dobelin

Com academia ao ar livre, pista de caminhada, ciclovia e playground, os parques socioambientais Chico Mendes e Renato Dobelin são outras opções de lazer na cidade. Os espaços que podem ser visitados a qualquer dia da semana, em qualquer horário.

O Parque Chico Mendes fica na Avenida Olívio Franceschini, s/n, no Centro. Já o Parque Renato Dobelin está localizado na Rua Argolino de Moraes, também no Centro, às margens do Ribeirão Jacuba.

Ciclovias

Quem gosta de pedalar nos momentos de lazer também tem sua vez. Em Hortolândia, existem mais de 10 km de extensão de ciclovias distribuídas pelo município. As ciclovias estão localizadas ao longo das Avenidas Olívio Franceschini e Santana, e também circulam os parques socioambientais Chico Mendes, na Região Central; Irmã Dorothy Stang, no Jardim Nossa Senhora de Fátima; e Parque Remanso das Águas, às margens do Ribeirão Jacuba, na região do Jardim Minda e Carmem Cristina.

Serviço:

Parques:

•Creape

Rua Bolívia, 290, Jd. Santa Clara do Lago II

Horário de Funcionamento: das 6h às 20h, todos os dias

•Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang

Rua Manoel Antonio da Silva, 415, Jd. Nossa Senhora de Fátima.

Horário de Funcionamento: das 7h às 18h, todos os dias.

•Parque Socioambiental Chico Mendes

Avenida Olívio Franceschini, s/n, Centro

Horário de Funcionamento: diariamente, a qualquer horário

•Parque Socioambiental Renato Dobelin

Rua Argolino de Moraes, Centro, às margens do Ribeirão Jacuba.

Horário de Funcionamento: diariamente, a qualquer horário

Programação: Projeto Férias

14/07

Avenida Brasil, com a Rua Graciliano Ramos, Jd. Amanda