Jd. Amanda ganhará Ponto de Entrega Voluntária ainda neste ano

Prefeitura instalará PEV na Rua Augusto dos Anjos, atrás da pista de skate; espaço será entregue no segundo semestre deste ano

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, disponibilizará mais um PEV (Ponto de Entrega Voluntária) para descarte correto de resíduos na cidade. O novo PEV será construído no Jd. Amanda e tem previsão de entrega para o segundo semestre deste ano. A unidade ficará localizada na Rua Augusto dos Anjos, sem número, atrás da pista de skate do bairro.

Com a unidade a ser instalada no Jd. Amanda, Hortolândia passa a contar, ainda neste ano, com seis PEVs. Quatro já estão em funcionamento, nos seguintes bairros: Jd. Nossa Senhora Auxiliadora, Jd. Adelaide, Parque Gabriel e Jd. Interlagos. A quinta unidade será inaugurada no final do mês, de acordo com o calendário de aniversário de 24 anos da cidade. É o PEV Vila Real, com previsão de inauguração para o dia 21 deste mês. A unidade funcionará na Rua Orlando Cavalcante, esquina com a Rua Joaquim Gregório de Moraes.

O horário de funcionamento dos PEVs de segunda a sexta-feira, é das 8h30 às 17h. Aos finais de semana, os Pontos de Entrega Voluntária abrem das 8h às 18h.

Combate à Dengue

O PEV é um espaço fechado e seguro, com portaria, zeladoria, paisagismo e manutenção diária onde a população pode descartar correta e gratuitamente entulhos de construção, isopor, plástico PET, eletroeletrônicos, sofás, colchões velhos e outros materiais recicláveis. No local, é proibido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e os provenientes de serviços de saúde.

Cada morador pode descartar, por mês, até 1m³ de resíduos da construção (1.300kg). A medida equivale a cerca de 26 sacos de ráfia de 50kg, ao volume de uma caixa d’água de 1.000 litros e ao conteúdo de 44 carrinhos de mão.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Aldo Aluísio Silva, para que o PEV cumpra sua função de auxiliar na limpeza pública, a comunidade deve atuar junto ao poder público, se responsabilizando pelo resíduo que gera. “O PEV, diferente de outros modelos onde acontece o descarte, é monitorado. Os resíduos depositados nesse espaço não ficam armazenados no local. São levados para a triagem; parte é reaproveitada e o rejeito é descartado. É uma forma correta e ecológica de descarte de resíduos”, complementa Aldo.

Ao descartar os resíduos nos PEVs, a população também ajuda no combate à Dengue, já que o espaço recebe manutenção diariamente. “Como o armazenamento dos resíduos é transitório nos PEVs, o órgão é também uma forma de evitar a proliferação do mosquito da Dengue”, explica o secretário.

Confira abaixo o endereço dos PEVs:

•PEV Auxiliadora

Rua Antônio João de Amorim, esquina com a Rua Sebastiana Oliveira da Silva

•PEV Adelaide

Rua Paulo Roberto Soares (Antiga 9), esquina com a Rua Benedito Macedo

•PEV Parque Gabriel

Avenida Joaquim Martarolli, 2005

•PEV Interlagos

Rua Rio Tapajós (Antiga Rua 5)

•PEV Vila Real (Inauguração prevista para 21/05)

Rua Orlando Cavalcante, esquina com a Rua Joaquim Gregório de Moraes