Agentes de saúde fazem pesquisa de cobertura vacinal, nesta semana

Prefeitura quer saber quantas crianças foram vacinadas contra Pólio e Sarampo em 2014

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, realiza, até esta sexta-feira (06/03), o monitoramento de cobertura vacinal para crianças de seis meses a menores de cinco anos. Agentes de saúde das 11 USFs (Unidades de Saúde da Família) vão visitar 25 casas sorteadas, na área de abrangência de cada unidade, a fim de consultar a carteirinha de vacinação das crianças e observar se há falhas no esquema vacinal. O objetivo é apurar se as campanhas de vacinação têm atingido a meta de imunizar pelo menos 80% do público alvo.

Neste sábado (28/02), Hortolândia realizou o dia D de mobilização pelo monitoramento. Nesta data, agentes de saúde da área de abrangência das cinco UBS (Unidades Básicas de Saúde) visitaram 25 residências, sendo um total de 125 imóveis. Ao longo desta semana, mais 275 imóveis serão visitados pelas equipes das USFs, totalizando 400 casas monitoradas. Os dados serão enviados ao Ministério da Saúde, que avaliará os resultados.

O monitoramento de cobertura vacinal é uma orientação do Ministério da Saúde, adotada por todos os municípios. Em 2014, a Secretaria de Saúde de Hortolândia vacinou 12.264 crianças (97,33% do público alvo), com idade entre seis meses a menores de cinco anos, contra a Poliomielite, vírus causador da Paralisia Infantil. Outras 10.608 crianças (95,36% do público alvo), com idade entre um ano a menores de cinco anos, foram imunizadas contra o Sarampo.

“Como os dados refletem o balanço da campanha, pode ser que a cobertura vacinal seja ainda maior, uma vez que os pais também podem levar as crianças para receber a vacina em qualquer época do ano. Apesar de a cobertura das campanhas ter ultrapassado 95%, a Prefeitura busca localizar as crianças que ficaram sem as doses obrigatórias”, informou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Hortolândia, Samira de Carvalho.