Jornada Pedagógica dá inicio ao ano letivo em Hortolândia

Prefeito conversou com coordenadores pedagógicos, nesta quarta-feira (28/09), durante evento de abertura da Jornada

Os investimentos da Prefeitura de Hortolândia na área da educação, como a ampliação de mais de 30 prédios escolares, a ampliação de vagas na educação infantil e a elaboração do Plano Municipal de Educação foram assuntos abordados durante a abertura da Jornada Pedagógica 2015, nesta quarta-feira (28/01). Centenas de coordenadores pedagógicos de escolas municipais e do Centro de Formação de Profissionais em Educação Paulo Freire participaram da atividade que marca o início dão ano letivo. A ação contou com a presença do prefeito Antonio Meira e da secretária de Educação Cleudice Baldo Meira.

“Este será um ano produtivo, de realização se sonhos, de planos concretizados. Os profissionais da educação plantam sonhos e quem tem sonho tem fé. Vocês acreditam nessa cidade a ajudam a formar nossas crianças. São profissionais importantes para o futuro do município”, destacou Meira. O prefeito lembrou do trabalho de reforma em mais de 30 unidades de ensino, medida que garantiu melhores condições de trabalho para profissionais da educação e mais conforto para os alunos da rede municipal. “Também investimos na construção de escolas, com a meta de oferecer mais 1.700 vagas na educação infantil até o próximo ano letivo”, mencionou Meira.

Algumas das obras são realizadas em parceria com o governo federal, como é o caso da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Terras de Santo Antônio, em fase final de obras. Construída por meio do Pró-Infância, a escola tem capacidade para atender até 240 alunos. A obra deve ser entregue nas próximas semanas.

“Hoje contamos com 56 espaços educacionais, além da Emei Terras de Santo Antônio, que está prestes a ser inaugurada. Temos muitos profissionais na Secretaria de Educação e, pela primeira vez, conseguimos realizar atividades numa Jornada Pedagógica de forma que todos participem da programação”, comemorou a secretária de Educação. “Para este ano, estamos elaborando o Plano Municipal de Educação, que deve ficar pronto até meados de junho. Também já começamos a trabalhar no Plano do Magistério”, completou Cleudice.

Durante as atividades de abertura da Jornada Pedagógica 2015, os participantes também puderam acompanhar a palestra “O papel da liderança, motivação e das relações interpessoais na gestão escolar”, com o coaching da Escola Brasileira de Programação Neurolinguística, David Savá.

Jornada Pedagógica

Profissionais da Secretaria de Educação iniciam o ano letivo, nesta quarta-feira (28/01), com a abertura da Jornada Pedagógica 2015. A atividade de planejamento escolar vai até sexta-feira (30/01), com uma programação diversificada. A lista com todas as atividades pode ser conferida abaixo.

O evento deste ano tem como tema “Conhecer e transformar: caminhos e saberes para uma educação de qualidade”. A ação, que mobiliza cerca de 3 mil pessoas, acontece em diversas unidades de ensino no período da manhã, à tarde e também à noite.

Todos nós precisamos de ânimo, disposição, sonhos e projetos para nossas escolas. Para estarmos afinados como uma orquestra, nada melhor do que planejamento”, enfatizou Cleudice.

Professores e educadores de todas as escolas devem participar de, pelo menos, uma palestra de seu interesse. No horário em que não estão acompanhando o debate, estarão nas escolas realizando o planejamento do ano letivo. Para isso, recebem, no dia da palestra, um caderno de planejamento, além de uma agenda e bolsa para acomodar os materiais de uso diário.

A programação da Jornada contempla todas as modalidades de ensino, gestão e funcionários da Secretaria de Educação. O início das palestras do evento será às 8h30, no período da manhã, 13h30, à tarde, e 19h, à noite. Cada unidade de ensino ficará responsável pela organização e planejamento das palestras que receberá.