Projeto Bem Me Quer Paz se Quer forma mais 100 alunos

Mais uma formatura do Projeto Bem me Quer Paz Se Quer aconteceu, nesta segunda-feira (02/12). Desta vez, 100 alunos do 5º ano da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Helena Futava Takahasi, no Campos Verdes, receberam os certificados de conclusão do programa, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio das secretarias de Segurança e Educação. O Programa tem como objetivo prevenir o acesso das crianças ao uso de drogas, combater o bullying e atuar na autoestima dos alunos.

A emoção tomou conta do cenário. A cerimônia contou com a presença do prefeito Antonio Meira; da comandante da Guarda Municipal, Luzanira Joaquim Nascimento; agentes do projeto; pais; professores e a direção da escola. Os alunos fizeram apresentação musical e assistiram a uma retrospectiva das aulas.

“O projeto é fundamental na formação dos jovens e adolescentes. Nós, da Administração, voltamos a nossa atenção para trabalhar a prevenção junto aos nossos alunos. Este é um projeto visionário que contribui com a comunidade e objetiva amparar as famílias. A nossa visão é  agregar referências para que, se, futuramente, eles tiverem contato com qualquer tipo de ação que não seja correta, tenham uma reação positiva”, disse Meira.

A comandante Luzanira Joaquim Nascimento encerrou a noite de entregas dos certificados, agradecendo a participação dos pais e comentou a importância de cada ação desenvolvida com as crianças. “A partir de agora vocês são multiplicadores de tudo o que aprenderam durante o projeto. Meu coração está cheio de alegria. Hoje encerramos este primeiro passo preventivo. Espero encontrar vocês todos como bons profissionais. Quem sabe até mesmo colegas de profissão. Hoje levo na memória cada momento que vivemos juntos”, disse Luzanira .

Segundo a GM Adriana Herdeiro, coordenadora do projeto, a mensagem transmitida aos alunos diariamente é de que não importa onde estejam, o desejo é que façam escolhas conscientes. “Acreditem no potencial que tem dentro de cada um de vocês.  A grande sabedoria é enxergar que muitas portas vão se abrir e devemos saber aproveitar as oportunidades. Hortolândia precisa de pessoas feito vocês, sonhadoras e jovens que tenham garra para buscar seus objetivos”, disse emocionada a GM.

O pai de Isabela, aluna do projeto, comentou a motivação e estímulo que as aulas proporcionaram a filha. ”Ela sempre comenta em casa o que aprendeu e acaba nos ensinando também. Foi ótima a participação, ficamos muito felizes”, disse Revair Aparecido dos Santos, morador do Parque São Gabriel.

Para a aluna Gabriela Audrey Enéias, de 10 anos, as aulas mais interessantes foram as apresentações dos vídeos que mostravam os efeitos causados pelo uso das drogas. “Agora tenho mais noção do que não quero pra minha vida. Foi muito bom conhecer sobre o assunto. Adorei conhecer a viatura da GM”, comentou Gabriela.

O projeto

O Bem me Quer Paz Se Quer é desenvolvido por agentes da Guarda Municipal com o objetivo de inibir o acesso das crianças ao uso de entorpecentes. A ação é realizada por meio de palestras dinâmicas que focam a autoestima e problemas familiares. Por trás do envolvimento com drogas estão outros problemas, familiares, econômicos e de autoestima.

As atividades aplicadas para os alunos do 5º ao 9º ano, por meio de uma linguagem apropriada e materiais didáticos, contaram com a colaboração dos Guardas Municipais. Os GMs explicam os efeitos de cada tipo de droga, orientam no combate ao bullying e trabalham nas questões relacionadas à autoestima. Os encontros são semanais e duram cerca de uma hora e meia.

Programação das formaturas

3 de dezembro, às 18h30