Vacina contra Coqueluche está disponível nas unidades de saúde

Imunização é recomendada para gestantes no terceiro trimestre da gravidez

Está disponível, de modo permanente, nas unidades de saúde da Prefeitura de Hortolândia, a vacina contra Coqueluche, recomendada para grávidas com idade gestacional entre 27 e 36 semanas. A imunização protege a mãe e, por meio da ativação de anticorpos maternos, também previne a doença em crianças. As salas de vacina ficam abertas, de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h.

A Coqueluche, também conhecida como tosse comprida, é uma infecção na garganta causada pela bactéria Bordetella pertussis. O incômodo na garganta dá origem à tosse severa e seca, seguida por uma ingestão aguda de ar. Mortes associadas à coqueluche são raras, mas podem acontecer principalmente em bebê e crianças. Por isso é muito importante que as gestantes sejam vacinadas.

A recomendação é que a vacina seja aplicada no terceiro trimestre da gestação, a partir da 27ª semana, quando há maior segurança para o bebê e porque está mais próximo da data do parto. No entanto, a dose deve ser evitada nos 20 dias que antecedem o nascimento, sendo que até a 36ª semana a gestante pode receber a vacina.

Neste ano, Hortolândia registra 10 casos positivos de Coqueluche e outros 27 casos aguardam resultados de exames.

Unidades de Saúde com sala de vacina:

Unidade Básica de Saúde do Jardim Novo Ângulo

Unidade Básica de Saúde do Jardim Santa Clara