Palestras sobre resíduos sólidos informam população sobre PEVs

Próximos encontros acontecem nesta sexta-feira (28/11), no CRAS Rosolen, e na terça-feira (02/12), no Espaço Bem-Estar Hortolândia; calendário de palestras foi alterado

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realiza até o mês de dezembro mais duas palestras abertas à população sobre o descarte correto de resíduos e uso dos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária). Até o momento, mais de mil pessoas, entre estudantes e comunidade, compareceram aos encontros.

Os moradores interessados em participar devem ficar atentos, pois o calendário das palestras foi alterado. Nesta sexta-feira (28/11), a palestra “Resíduos Sólidos e Sustentabilidade” acontece no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) Rosolen Grupo Terceira Idade, às 9h. Na próxima terça-feira (02/12), o encontro ocorre no Espaço Bem-Estar Hortolândia, no Jd. Santa Clara do Lago.

As palestras são realizadas em parceria com a empresa Humanizar Consultoria Socioambiental. Além de orientar a comunidade sobre o que é o PEV e como o espaço pode ser utilizado, trazem conceitos de sustentabilidade, da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) e sobre separação de materiais. Outro assunto abordado é o Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas), grupo do qual Hortolândia faz parte.

Outra ação da Prefeitura para instruir os moradores sobre o uso dos Pontos de Entrega Voluntária foi a distribuição de cartilhas e folderes informativos em toda a cidade.

“Os Pontos de Entrega Voluntária podem evitar que aconteça o descarte irregular de entulho, melhorando, assim, a questão da saúde pública na cidade”, diz a bióloga Fernanda Priscilla Capuvilla, palestrante da Humanizar Consultoria Ambiental.

O PEV é um espaço fechado e seguro, com portaria, zeladoria, paisagismo e manutenção diária, aberto de segunda a domingo, inclusive nos feriados, das 8h às 18h, onde a população pode descartar correta e gratuitamente entulhos de construção, isopor, plástico PET, eletroeletrônicos, sofás, colchões velhos e outros materiais recicláveis. É proibido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e os provenientes de serviços de saúde.

Visita ao PEV

Na última quarta-feira (19/11), cerca de 200 alunos da E.E. (Escola Estadual) Profª Liomar Freitas Câmara visitaram o PEV Jd. Auxiliadora. No espaço, os estudantes puderam reforçar o aprendizado teórico visto na palestra que ocorreu na escola neste mês, verificando a recepção e triagem, informando-se sobre o espaço e o destino dos resíduos descartados.

Segundo o coordenador de Educação Ambiental da Secretaria, Ricardo Zanoni, é importante que os alunos vivenciem na prática o que aprenderam sobre os PEVs. “Essa vivência muda o olhar das pessoas, muda a relação homem e meio ambiente. Elas se sentem dentro deste processo”, destaca.

Escolas que tenham interesse em agendar visitas aos PEVs de toda a cidade devem entrar em contato com a equipe responsável, no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, por meio do telefone 3845 1149.

Palestras “Resíduos Sólidos e Sustentabilidade”:

*Região PEV Adelaide

Data e Horário: 28 de novembro, 9h às 10h

Local: CRAS Rosolen Grupo Terceira Idade.

Endereço: Rua Guido Rosolen, 177, Jd Rosolen

*Região PEV Jardim Interlagos