Unidades de saúde abrem, neste sábado (22/11), para vacinação contra Poliomielite

Crianças com idade entre seis meses e quatro anos completos devem ser vacinadas; reforço contra Sarampo também será aplicado

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da secretaria de Saúde, realiza, neste sábado (22/11), o Dia de D da Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite. Cinco UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estarão abertas, das 8h às 17h, para aplicar tanto a gotinha quanto a vacina injetável, que previnem contra a Paralisia Infantil. Durante a semana, as salas de vacina de todas as unidades de saúde farão a imunização, das 8h às 16h, até o dia 28, quando se encerra a campanha.

A vacina é obrigatória para crianças com idade entre seis meses e quatro anos completos. Para isso, é preciso apresentar a carteirinha de vacinação, documento onde o profissional da saúde irá conferir qual vacina a criança recebeu na última campanha. Se a criança recebeu a dose injetável, ela deve continuar com este esquema vacinal. Já as crianças que foram vacinadas por via oral (gotinha), podem prosseguir com esta vacina.

Durante o período da Campanha contra a Pólio, a Prefeitura também fará reforço da imunização contra Sarampo em todas as crianças com idade entre um e quatro anos. O objetivo é cobrir eventuais falhas no esquema de vacinação obrigatória, que prevê a imunização de crianças em duas doses: a primeira com um ano e a segunda com um ano e três meses. Neste reforço, será aplicada a dose de segurança em todas as crianças que já foram vacinadas corretamente. Já as que têm o esquema vacinal falho, receberão a primeira dose e terão agendada uma data para a segunda vacina.

Meta

Este será o segundo Dia D de vacinação realizado nesta campanha. No último dia 18, unidades de saúde também ficaram abertas para ampliar a cobertura vacinal. A meta da Prefeitura é garantir a vacinação de pelo menos 95% das crianças dentro da faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde. De acordo com o balanço divulgado pela Vigilância Epidemiológica do município, nesta terça-feira (18/11), a campanha contra Poliomielite alcançou 45,03% da meta, com a imunização de 5.674 crianças, e o reforço contra Sarampo atingiu 44,2% da meta, com 4.897 doses aplicadas.

Unidades de Saúde abertas neste sábado (22/11), das 8h às 17h:

Unidade Básica de Saúde do Jardim Novo Ângulo

Unidade Básica de Saúde do Jardim Santa Clara

Unidade Básica de Saúde do Jardim Rosolen

Unidade Básica de Saúde da Vila Real

Unidade Básica de Saúde do Jardim Amanda

Unidades de saúde abertas, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h:

Unidade Básica de Saúde do Jardim Novo Ângulo

Unidade Básica de Saúde do Jardim Santa Clara