Uso de PEV é tema de palestras na quinta-feira (13/11), no Jd. Auxiliadora

Ação da Prefeitura prevê realização de 20 encontros, em várias regiões da cidade, para que moradores recebam orientações sobre Pontos de Entrega Voluntária

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promove, nesta quinta-feira (13/11), três palestras gratuitas sobre  “Resíduos Sólidos e Sustentabilidade”. Abertos à comunidade, os encontros duram cerca de uma hora e acontecem às 8h, 13h30 e 19h30, na E.E. (Escola Estadual) Profª Liomar Freitas Câmara, localizada na Rua Edina Pampa da Fonseca, 29, na Vila Real Continuação.

O objetivo é levar informações à população sobre os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), espaços fechados e seguros, com portaria, zeladoria, paisagismo e manutenção diária, onde a população pode descartar correta e gratuitamente entulhos de construção, isopor, plástico PET, eletroeletrônicos, sofás, colchões velhos e outros materiais recicláveis. Os PEVs ficam abertos das 8h às 18h, de segunda a domingo, inclusive nos feriados. Neles, é proibido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e os provenientes de serviços de saúde.

As palestras serão ministradas pela bióloga Fernanda Capuvilla, da  empresa Humanizar Consultaria Socioambiental, e abordam a questão do desafio da sustentabilidade, em relação à geração e destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos. A palestrante também fará esclarecimentos a respeito da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), para que os participantes compreendam o papel que desempenham como geradores de resíduos.

Ao todo, a Prefeitura promoverá 20 palestras nos bairros onde os PEVs estão sendo implantados. Neste mês, já estão confirmados 13 encontros. Além das palestras, a população destes bairros também receberá cartilhas e folders explicativos, com informações sobre o funcionamento dos PEVs.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Aldo Aluísio da Silva, a ideia do PEV parte do princípio da educação ambiental. “As palestras explicam didaticamente como é o funcionamento do PEV, que visa melhorias na cidade. São também uma forma de interagir com o cidadão e ter participação popular”, destaca. De acordo com Aldo, as pessoas estão procurando e entendendo o que é o espaço, que está dando oportunidade para que a população se eduque e separe os materiais. “Nossa expectativa é que o projeto seja um sucesso”, completa.

Atualmente, funcionam em Hortolândia quatro PEVs, nos seguintes bairros: Jd. Nossa Senhora Auxiliadora, Pq. Gabriel, Jd. Interlagos e Jd. Adelaide. Até 2015, a cidade ganhará mais dois: um na Vila Real e outro no Jd. Amanda.

Palestras sobre implantação dos PEVs:

Região PEV Parque Gabriel

Endereço: R: Pedro Pereira dos Santos, 179, Sta. Clara

Região PEV Adelaide

Data e Horário: 28 de novembro,  9h às 10h

Local: CRAS Rosolen Grupo Terceira Idade.

Endereço: Rua Guido Rosolen, 177 – Jd Rosolen

Data e Horário: 29 de novembro, 20h às 21h