Lei regulamenta Central de Operações da Secretaria de Segurança

Projeto, aprovado nesta terça-feira (30/09), define para quem serão cedidas imagens armazenadas pelo banco de dados e por quanto tempo devem ser guardadas

Hortolândia conta com a Central de Operações na Secretaria de Segurança desde 1993. Neste ano, foram instalados dois sistemas fundamentais que contribuem com o monitoramento da cidade: a rede INFOSEG e OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), que faz a leitura instantânea das placas de veículos e ajuda na identificação de veículos roubados, furtados ou com documentação irregular.

O Projeto de Lei nº 95/2014, aprovado na última terça-feira (30/09), estabelece uma política municipal para a utilização das imagens. Toda a inciativa ainda será usada para avaliação e melhoria das atividades dos órgãos de segurança pública que atuam na cidade. O Projeto foi elaborado pela Guarda Municipal de Hortolândia e estabelece ainda por quanto tempo as imagens de monitoramento serão armazenadas e para quem poderão ser cedidas as gravadas.

“O monitoramento vem ao encontro da cidade tecnológica que planejamos. Está previsto que o sistema de monitoramento seja ampliado e as melhorias na segurança pública acompanhem o avanço de toda cidade. Atualmente, já contamos com o OCR, que tem a integração de dados, permitindo agilidade no fluxo de informações e eliminação de trabalhos redundantes, aumentando, desse modo, a eficácia operacional dos órgãos envolvidos, Guarda Municipal e Polícia Militar, na localização de veículos furtados ou roubados. Todas as ações realizadas pela Administração com foco na segurança  têm o objetivo de ampliar a segurança e proteger as famílias de Hortolândia”, destacou o secretário de interino de Segurança, Ivan Ferretti.

INFOSEG

O INFOSEG é uma rede que reúne informações de segurança pública dos órgãos de fiscalização do Brasil, por meio da tecnologia de informação e comunicação. A rede integra um conjunto de bases de dados distribuídas pelos estados da Federação e por órgãos do governo federal.

O acesso ao banco de dados do Ministério da Justiça facilita o trabalho da Guarda Municipal na pesquisa de inquéritos, processos, veículos, condutores, armas de fogo e mandados de prisão. Quando ocorre suspeita, as consultas são realizadas por meio de controle operacional, instalado na sede da Guarda Municipal. A informação é disponibilizada em tempo real.