Semana de Trânsito terá ações educativas e lançamento de concurso de desenho

Programação envolve diferentes públicos, como estudantes, ciclistas e pessoas com deficiência

A Prefeitura de Hortolândia realiza, nos próximos dias, diversas atividades educativas em comemoração à Semana Nacional de Trânsito. A programação, que tem início na quinta-feira (18/09), contará com a oferta dos serviços itinerantes do Departamento de Mobilidade Urbana, lançamento de concurso de desenho para alunos da rede municipal, ações de fiscalização e conscientização no trânsito, além de palestras e workshops sobre mobilidade urbana. A agenda de atividades completa pode ser conferida abaixo.

Na quinta-feira (18/09), o Serviço Itinerante do Transporte Social estará na rua Luiz Camilo de Camargo, esquina com a rua José Camilo de Camargo, próximo ao Shopping Hortolândia, das 9h às 16h. Os serviços oferecidos no local são relativos a transporte coletivo urbano e trânsito, como a solicitação do cartão Transporte Social, que garante desconto na tarifa de ônibus urbano, e conferência de horários e linhas de ônibus.

De sexta-feira a domingo (19 a 21/09), o serviço itinerante estará dentro do Shopping Hortolândia, diferenciando o horário de atendimento da equipe da Secretaria de Planejamento Urbano, das 10h às 22h. Nestas datas, duas equipes se revezam em plantões das 10h às 22h, a fim de atender maior número de pessoas.

No sábado (20/09), os agentes do departamento de Mobilidade Urbana farão um ação de conscientização sobre vagas exclusivas para deficientes. A atividade tem parceria com a Chefia de Gabinete, por meio do setor de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência. O objetivo é integrar a proposta de educação no trânsito com as atividades em andamento pela Semana de Luta da Pessoa com Deficiência.

Para a próxima semana, estão programadas ações com participação dos agentes de fiscalização da Prefeitura e apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal. Na terça, quarta e quinta-feira (23, 24 e 25/09), motoristas serão abordados em diferentes pontos da cidade para verificação de documentos, momento em que também receberão material informativo sobre a campanha educativa.

Na quarta e quinta-feira, alunos do 5º anos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Helena Futava Takahashi participam de palestras educativas sobre trânsito seguro. Na quinta-feira (25/09), a programação da Semana Nacional de Trânsito se encerra com um workshop sobre bicicleta, que será realizado no Auditório do IASP (Instituto Adventista São Paulo), às 19h. A ideia é ouvir reivindicações das pessoas que utilizam bicicleta para trabalho ou lazer, a fim de melhorar os projetos que atendam este público.

Concurso de desenho

Como parte integrante da programação da semana Nacional de Trânsito, a Secretaria de Planejamento Urbano, em parceria com a Secretaria de Educação lança, na próxima segunda-feira (22/09), o concurso de desenho “Ensinando para a vida”. A atividade envolve todos os alunos matriculados no 5º ano das escolas municipais. O objetivo do concurso é incentivar a criatividade por meio da expressão artística e o reconhecimento do talento das crianças. Além disso, a realização do concurso com tema sobre trânsito despertará nos alunos e suas famílias a conscientização sobre tráfego seguro.

Os estudantes interessados devem retirar a ficha de inscrição na secretaria da escola onde estudam. No verso da ficha, há espaço onde a criança pode fazer um desenho livre, desde que aborde o tema “Trânsito Seguro”. O material deve ser enviado, pessoalmente ou por correspondência, ao Departamento de Mobilidade Urbana até o dia 24 de outubro. O endereço é rua Maria Bernardes, nº 505, Remanso Campineiro, CEP 13.184-457. Após o envio, os desenhos ficarão em exposição em diversos locais.

Para a conclusão do concurso, uma comissão analisará requisitos como beleza, originalidade e expressão, sendo que os três melhores desenhos receberão certificados e prêmios. O primeiro colocado receberá uma bicicleta; o segundo classificado ganhará uma câmera fotográfica e o terceiro lugar terá como prêmio um celular. A premiação será em novembro.

Confira a programação da Semana Nacional de Trânsito:

•Quinta-feira (18/09):

Serviço itinerante de Mobilidade Urbana

Local: rua Luiz Camilo de Camargo, esquina com a rua José Camilo de Camargo, em frente ao Shopping Hortolândia

•Sexta-feira, sábado e domingo (19, 20 e 21/09)

Serviço itinerante de Mobilidade Urbana

Local: Shopping Hortolândia

•Sábado (20/09)

Entrega de folheto, em parceria com o setor de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência

Local: rua Luis Camilo de Camargo

•Segunda-feira (22/09)

Concurso de desenho “Ensinando para a vida”