Lian Gong Hortolândia comemora 9º aniversário neste domingo (20/07)

Evento acontece partir das 8h, no Parque Socioambiental Irmã Dorothy

Neste domingo (20/07), a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada, comemora o 9º aniversário dos grupos de Lian Gong no município. Todos os participantes dos 28 grupos de ginástica chinesa da cidade  estão convidados a participar da programação, que acontece no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, localizado na Rua Manoel Antonio da Silva, 415, no Jardim Nossa Senhora de Fátima.

A partir das 8h, serão realizados exercícios de Lian Gong com orientações do coordenador de práticas corporais, Alfredo Wagner da Conceição. Em seguida, o público poderá provar um pedaço do bolo de nove metros. O evento comemorativo contará com a presença do prefeito Antonio Meira e da secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Rosana Nascimento da Silva.

Cerca de 1,4 mil pessoas, entre 50 e 75 anos, participam dos 28 grupos de Lian Gong existentes em Hortolândia. Os encontros acontecem semanalmente em locais próximos às unidades de saúde dos bairros, como parques e praças. Com apoio de profissionais das áreas de saúde e esportes, os adeptos do Ling Gong realizam movimentos corporais que auxiliam no tratamento e prevenção de doenças osteomusculares, reumatismos e problemas respiratórios.

Dividida em três etapas, cada uma com 18 movimentos diferentes, a terapia possui exercícios baseados nas artes marciais. São movimentos lentos, indicados para pessoas de todas as idades. As aulas fazem parte das atividades de promoção à saúde oferecidas pela Prefeitura. A ginástica chinesa é oferecida no município desde 2005.

Para participar de um dos grupos, basta procurar a unidade de saúde mais próxima de casa e se informar do local e horário onde a ginástica é praticada naquela região. Pacientes da fisioterapia também são encaminhados pelas unidades de saúde para complementar o tratamento nos grupos. A partir do momento em que a técnica foi incluída na programação de atividades da Secretaria de Saúde, os pacientes da fisioterapia puderam adotar hábitos de vida mais saudáveis.