Alunos da EJA se formam na Emef Jd. Amanda 1 (CAIC)

Este semestre, mais de 100 alunos concluíram o Ensino Fundamental pela Eja nas cinco unidades escolares que oferecem a modalidade

A noite da última terça-feira (24/06) foi de comemoração para alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) que se formaram no Ensino Fundamental na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jd. Amanda I (CAIC). A cerimônia de formatura teve a presença da secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira. Ao todo, 106 alunos concluem o Ensino Fundamental pela EJA neste semestre nas cinco unidades escolares que oferecem a modalidade.

Para a diretora da Emef Jd. Amanda I, Juliana Nogueira Chaves Savá, a formatura representa um momento de vitória para os estudantes. "Hoje os formandos vivem um momento de sucesso. Tiveram coragem e força para superar os obstáculos e chegar até aqui", parabeniza.

Segundo Laurinete Galdino Neris, formando na unidade de ensino, o incentivo para que ele voltasse a estudar foi dado pela família. “Hoje estou dando mais um passo na minha história. Agora vou fazer o Ensino Médio e começar a pensar em novas possibilidades de trabalho e melhorias para minha vida e para a vida da minha família”, comenta.

Aos 64 anos, a formanda Áurea Arentes de Castro Souza conta que precisou parar de frequentar a escola quando criança para ajudar nas tarefas da casa. “Sempre gostei de estudar. Fiquei muito feliz por ter a oportunidade de voltar a fazer isso, mesmo adulta”, diz.

De acordo com a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, a escola não apenas ensina, mas também prepara os cidadãos para que melhorem a sociedade. “Parabenizo cada gestor, professor e funcionário das escolas que oferecem EJA e também cada aluno por toda a dedicação e empenho. É uma vitória que não foi conquistada facilmente e que valerá a pena, pois a educação transforma o cidadão. Esse é o maior bem que podemos ter”, destaca.

Hoje (25/06), a partir das 19h30, acontece a formatura da EJA na Emef Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro. Já amanhã (26/06) quem se forma é a turma da EJA da Emef Caio Fernando Gomes Pereira, no Jd. Nossa Senhora Auxiliadora.

Oportunidade de Estudar

Estão abertas até sexta-feira (27/06) as inscrições para cursar da 1ª a 8ª série do Ensino Fundamental pela EJA na rede municipal de Hortolândia. Os interessados devem comparecer, das 8h às 21h, às escolas que oferecem a modalidade de ensino (confira abaixo a lista das unidades escolares), levando uma foto 3x4, cópias do RG, comprovante de endereço e comprovante de escolaridade. Para se inscrever, é preciso ter mais de 16 anos.

O objetivo da EJA é dar oportunidade de estudo àqueles que não puderam concluir o Ensino Fundamental em idade adequada. Em Hortolândia, cinco unidades de ensino oferecem a modalidade.

Além da merenda, os alunos da EJA recebem uniforme e material escolar. Em algumas regiões da cidade também há transporte escolar, disponível para pessoas com deficiência (PCD) e estudantes que moram longe da unidade (veja abaixo a lista com os itinerários).

Calendário de Formatura – 8ª série EJA

Data e Horário

Unidade Escolar

25/06, às 19h30