Ampliado e reformado, Centro de Educação Musical Municipal comemora 20 anos

Com sete salas dedicadas ao ensino de novos músicos, espaço tem capacidade para atender 400 alunos

No aniversário de 20 anos do CEMMH (Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia) e da Banda Municipal, a cidade tem muito a comemorar. Com amplo espaço para o ensino da música e também apresentações individuais e coletivas, o CEMMH possui estrutura renovada desde 2013, quando passou a ter oito sete salas, sete para atender os alunos e uma exclusiva para os ensaios da Banda Municipal.

A reforma e ampliação da sede do Centro de Educação Musical, realizada pela Prefeitura no ano passado, tem proporcionado mais infraestrutura para atender futuros músicos, profissionais ou amadores, e receber a comunidade em apresentações especiais no local. O investimento foi de R$ 364 mil, abrangendo troca de pisos, pintura nos cômodos já existentes e construção de três novas salas.

Aulas de música gratuitas

O Centro oferece aulas de música gratuitas à toda população, de crianças a adultos. Ao todo, o espaço tem capacidade para 400 aprendizes. Entre os instrumentos ensinados nos cursos estão clarineta, saxofone, trompete, trombone, percussão, flauta transversal e percussão. Além da Banda Municipal, no CEMMH, surgiram outros conjuntos que realizam apresentações em todo o município. São eles: Da Campana pra Fora, Madeira Brasil, Orquestra de Sopro Jovem, Sopro de Prata, Turuntuntum, Banda Experimental e Vibrasax.

Em 20 anos de história, o CEMMH e a Banda Municipal têm desenvolvido vários projetos, consolidando-se como uma política pública de sucesso. Dentre eles, estão a apresentação da Banda na 4ª edição do Hortolendo, festa literária promovida pela Prefeitura no último domingo (25/05); o concerto especial de Dia das Mães, em parceria com o Shopping de Hortolândia; o projeto Concertos Oficiais de Outono e outras audições e participações em eventos do município.

Em busca de certificação

Para valorizar ainda mais a formação de seus alunos, o Centro busca agora uma parceria com o IFSP (Instituto Federal São Paulo), unidade federal de ensino com campus em Hortolândia, na Vila São Pedro, que oferece cursos técnicos e superiores nas áreas de tecnologia e exatas. O objetivo é que, com a parceria, os estudantes de música do órgão possam receber certificados ao fim de sua formação, podendo atuar também como professores, com um diploma reconhecido por uma instituição de ensino.

Segundo o Maestro Márcio Beltrami, responsável pelo CEMMH e regente da Banda Municipal, a melhoria na infraestrutura do local facilita o trabalho realizado pelos músicos. “O trabalho é executado de forma mais próxima do ideal, possibilitando, inclusive, maior rendimento no aprendizado dos alunos”, afirma.

Para a diretora de Cultura, Patrícia Banhara, a reforma no Centro proporciona mais conforto para alunos e professores, e reforça o sucesso do órgão. “Se pensarmos que uma cidade de apenas 23 anos já tem na área cultural uma Banda de alto nível e um Centro de Formação em pleno funcionamento, só temos que comemorar”, ressalta.

Aniversário

A partir do dia 01 de junho, para comemorar o aniversário de 20 anos do CEMMH e da Banda Municipal, a Prefeitura promove uma semana especial com diversas atrações no Centro de Educação Musical Municipal, localizado na Rua Vicente Palhão, s/n, Jardim Santa Cândida. A programação especial de comemoração vai até o dia 08/06 (confira abaixo as atrações da semana).