Pista reformada no Viaduto do Sumarezinho é liberada ao tráfego

Via servirá para tráfego no sentido Santa Emília/Sumarezinho

O sistema viário da região do Jardim Sumarezinho recebe mais uma via implantada pela Prefeitura para melhorar as condições de trânsito nos bairros da cidade. O viaduto do Jardim Sumarezinho teve a segunda pista reinaugurada, nesta terça-feira (27/05), após passar por reforma. A ação complementa a obra entregue em novembro do ano passado, quando a Prefeitura substituiu a antiga ponte de passagem simples pelo viaduto de mão dupla.

A reforma na pista antiga contemplou recuperação da estrutura, com reforço nos pilares, além de recapeamento asfáltico, demarcação da calçada, implantação de gradil nas laterais, iluminação e pintura da obra. O investimento foi de R$ 138.704,65. A via reinaugurada servirá exclusivamente para tráfego no sentido Santa Emília/Sumarezinho. Já a rua, inaugurada em 2013, servirá para o trajeto contrário.

“A construção do viaduto, entregue em 2013, e a reforma da pista antiga garantem o ir e vir das pessoas e principalmente das crianças, que atravessam aqui para chegar até a escola. Estamos investindo em mobilidade urbana para melhorar as condições do tráfego em toda a cidade. Aqui mesmo, quando havia só a ponte antiga e o semáforo fechava, formavam congestionamentos. Se não prepararmos nossa cidade, não vamos conseguir sair de carro em 20 anos. Hortolândia precisa continuar crescendo, com qualidade de vida, sustentabilidade e com o povo feliz”, disse o prefeito Antônio Meira.

Viaduto ‘Joaquim de Freitas Neves’

A antiga ponte do Jardim Sumarezinho foi, durante décadas, a única passagem entre o bairro e o Jardim Santa Emília, que fica do outro lado da linha férrea. A via era estreita e passava apenas um carro por vez. Já os pedestres precisavam se arriscar na pequena calçada ao lado da pista. Nos horários de pico, o trânsito era intenso neste trecho, que tinha o tráfego organizado por um semáforo. A construção de um viaduto era reivindicação dos moradores e comerciantes da região, que lutavam por melhores condições viárias.

Um desses moradores foi Joaquim de Freitas Neves, que empresta o nome ao viaduto. Joaquim lutou pelas melhorias conquistadas para a região e foi um dos líderes da Emancipação, em 1991. “Foi uma alegria para minha família saber que meu avô seria homenageado. Ficamos emocionados de saber que o Viaduto teria o nome dele”, comentou Taís de Freitas Neves, neta do antigo morador do bairro.

O viaduto entregue no ano passado conta com duas pistas e passarela para pedestres. Já a estrutura entregue nesta terça-feira, conta com uma pista, calçada para pedestres e postes com iluminação.