Câmeras de monitoramento inteligentes entram em operação nesta quarta-feira (14/05)

Equipamentos instalados nas entradas e saídas de Hortolândia fazem a vigilância 24h

As 27 câmeras inteligentes com leitores OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), que fazem leitura instantânea das placas de veículos e ajudam na identificação de veículos roubados ou furtados entram em operação nesta quarta-feira (14/05).A principal finalidade do sistema é verificar a situação de veículos suspeitos nas vias. As câmeras,  que estão instaladas nas entradas e saídas da cidade, não multam.

A sede da Central de Monitoramento fica instalada na Guarda Municipal, onde GMs ( Guardas Municipais) estão conectados ao sistema 24h. O modo de acionamento é através do alarme na Central, que direciona a viatura da GM mais próxima da ocorrência.

Os equipamentos foram instalados pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Segurança, em parceria com a Agemcap (Agência Metropolitana de Campinas) que investiu R$ 550 mil. A contrapartida da Administração é de R$ 824 mil.

“O diferencial das câmeras OCR é a integração de dados, permitindo agilidade no fluxo de informações e eliminação de trabalhos redundantes. Esperamos obter resultados positivos já na próxima quinzena de funcionamento das câmeras, reduzindo o índice de roubo e furto, além de não permitir que o município seja rota de fuga de veículos ilícitos.   Esta é uma ação para ampliar a segurança e proteger as famílias de Hortolândia”, destaca o secretário de Segurança, Marcelo Borges.

Os equipamentos que estavam em fase de teste, já realizaram a primeira apreensão de um veículo fruto de roubo na região do Jardim Rosolen, no início deste mês.

Hortolândia conta com o sistema INFOSEG

O INFOSEG é uma rede que reúne informações de segurança pública dos órgãos de fiscalização do Brasil, por meio da tecnologia de informação e comunicação. A rede integra um conjunto de bases de dados distribuídas pelos estados da Federação e por órgãos do governo federal.

O acesso ao banco de dados do Ministério da Justiça facilita o trabalho da Guarda Municipal na pesquisa de inquéritos, processos, veículos, condutores, armas de fogo e de mandados prisão. Quando ocorre suspeita, as consultas são realizadas por meio de controle operacional, instalado na sede da Guarda Municipal. A informação é disponibilizada em tempo real.