Câmeras inteligentes reforçam segurança

Equipamentos instalados nas entradas e saídas de Hortolândia vão vigiar a cidade 24h;  apontam irregularidades, mas não multam

Com o objetivo de reforçar a segurança na cidade, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Segurança, instala, em vários pontos do município, 27 câmeras inteligentes com leitores OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), que fazem leitura instantânea das placas de veículos e são capazes de ajudar na identificação de veículos roubados, furtados ou com documentação irregular. A principal finalidade do sistema é verificar a situação de veículos suspeitos nas vias. Os equipamentos entram em operação em 15 dias.

O secretário de Segurança, Marcelo Borges, explica que o contrato firmado entre o Estado e Hortolândia não prevê a aplicação de multas, diferente do que existe em alguns municípios. “O diferencial das câmeras OCR é a integração de dados, permitindo agilidade no fluxo de informações e eliminação de trabalhos redundantes, aumentando, desse modo, a eficácia operacional dos órgãos envolvidos, Guarda Municipal e Polícia Militar na localização de veículos furtados ou roubados. É uma ação para ampliar a segurança e proteger as famílias de Hortolândia”, destaca Borges.

Cerca de 30 GMs (Guardas Municipais) recebem uma capacitação para acompanhamento da central de monitoramento que está sendo instalada na sede da GM. O investimento da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), para a aquisição dos equipamentos, é de R$ 550 mil. A contrapartida da Administração é de R$ 300 mil. As câmeras inteligentes vão vigiar a cidade 24 horas.