Mais de 2 mil meninas já foram vacinadas contra o HPV em dez dias de campanha

Vacinação Contra o HPV começou no dia 10 deste mês e já imunizou 40% das meninas entre 11 e 13 anos, público-alvo da ação

Em dez dias de Campanha Nacional Contra o HPV (Papilomavírus Humano), 2.178 meninas entre 11 e 13 anos foram vacinadas no município. O número, divulgado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde Saúde – Atenção Básica e Especializada, representa 40,43% das 5.387 adolescentes nesta faixa etária, público alvo da campanha de vacinação. A imunização vai até 10 de abril, mas, mesmo depois deste período, as vacinas ainda serão aplicadas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Os números da Secretaria, baseados nos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apontam que, se a campanha mantiver o ritmo de imunizações, a meta de 95% do público-alvo será ultrapassada antes dos 31 dias previstos. Em números desta sexta-feira (21/03), 683 garotas de 11 anos foram imunizadas, 714 de 12 anos e 781 de 13 anos.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Samira Carvalho, a procura foi melhor que o esperado. “Os números são muito positivos. Tivemos um aumento de meninas imunizadas nos últimos dias, principalmente pela parceria com as escolas”, afirma. A Prefeitura conta com o auxílio de 56 escolas municipais, estaduais e particulares parceiras.

Vacinação nas escolas

As unidades escolares fazem o agendamento das vacinações, e organizam dias para a aplicação das doses. Caso a estudante falte à aula no dia estipulado, a vacina pode ser aplicada na unidade de saúde mais próxima. É necessário apresentar carteira de vacinação e autorização entregue pela escola.

Em todo o País, a vacina utilizada é a quadrivalente, que previne contra quatro tipos de vírus HPV. Hoje são conhecidos cerca de 150 tipos de vírus HPV, sendo que 12 destes são de alto risco, podendo infectar o trato genital e provocar câncer ou verrugas genitais. A transmissão acontece por contato direto com a pele ou mucosa infectada, como ocorre durante a relação sexual. Por isso, a indicação da vacina antes do início da atividade sexual garante maior proteção para as pessoas que nunca tiveram contato com o HPV.