Cozinha Comunitária do Jardim Novo Ângulo reinicia atendimento em abril

Cozinha Comunitária do Jardim Novo Ângulo reinicia atendimento em   abril

Espaço recebeu manutenção hidráulica, instalação de rede coletora de esgoto

A Cozinha Comunitária do Jardim Novo Ângulo, órgão da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, da Prefeitura de Hortolândia, reiniciará os atendimentos aos usuários dos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) daquela região, no dia primeiro de abril. O espaço  passou por reforma e recebeu nova tubulação hidráulica e instalação da rede coletora de esgoto, para oferecer melhor atendimento aos cadastrados.

Localizada na rua Osvald Souza, 375, Jardim Novo Ângulo, além de prepaar refeições a  Cozinha, leva à população informações sobre o preparo correto de alimentos, combatendo o desperdício e valorizando as capacidades nutricionais de cada ingrediente. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A partir de abril, o Departamento de Segurança Alimentar, órgão da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, apresentará aos usuários do CRAS uma nova programação de palestras. Além de oferecer alimentação a baixo custo, a cozinha é o ponto de apoio para realização de cursos e palestras de educação para o consumo, reaproveitamento de alimentos e noções de empreendedorismo. Inaugurada em 2010, a Cozinha Comunitária foi a primeira deste gênero a ser instalada na região. Durante a reforma os usuários receberam todo o atendimento no CRAS.

A Cozinha fornece mais de 100 refeições diariamente ao custo de R$ 1,00 o prato. O cardápio, composto por arroz, feijão, carne, acompanhamento, salada, suco e fruta, é destinado, exclusivamente, às pessoas cadastradas no CRAS Novo Ângulo. A Cozinha Comunitária tem capacidade de fornecer até 200 refeições por dia.

De acordo com o secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Rosana Nascimento da Silva, a proposta de formação e qualificação praticada na Cozinha Comunitária tem levado mais qualidade de vida à população. “Oferecemos condições para a pessoa participar ativamente da construção da sua vida, como protagonista. Desta forma, contribuímos para a construção da política pública de nutrição e alimentação em Hortolândia”, afirmou o secretária.

“Desde a inauguração, houve um aumento significativo nos atendimentos. Por isso, a manutenção se faz necessária. Mais que oferecer alimentação saudável a baixo custo, o projeto funciona como uma formação em segurança alimentar”, afirma a diretora de Segurança Alimentar, Alessandra Sarto.