Cesm comemora primeiro aniversário, neste sábado (15/03)

Ação faz parte da programação do mês da mulher

O primeiro ano de funcionamento do Cesm (Centro Especializado em Saúde da Mulher) será comemorado neste sábado (15/03). A partir das 8h, uma grande festa marca o primeiro aniversário da unidade de saúde, que já atendeu mais de duas mil mulheres, com acompanhamento de gestação de alto risco, orientação em planejamento familiar e outras ações de referência. O evento também faz da programação da Prefeitura de Hortolândia para o mês da mulher.

“Ao longo deste mês, temos uma série de ações voltadas à valorização da mulher, desde os cuidados com a saúde por meio da Campanha de Vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), causador do câncer de colo de útero, até a Corrida da Igualdade, que marca a participação da mulher nos esportes. A comemoração do primeiro ano de funcionamento do Cesm, por sua vez, registra o investimento da Administração no zelo pela saúde da gestante e do bebê de alto risco, que precisam de atenção redobrada. Além disso, a oferta de mamografia na unidade também destaca a preocupação com a prevenção do câncer de mama”, comentou a secretária de Saúde, Paula Nista.

“O Cesm atua com uma equipe multidisciplinar, para valorizar a mulher, e não apenas tratar o problema de saúde. Além de todo o atendimento especializado oferecido pela nossa equipe, acompanhamos a parte nutricional e psicossocial da paciente, proporcionando a ela mais qualidade de vida”, destacou a coordenadora da unidade, Kátia Maria Vasques Maia.

Desde a sua inauguração, no dia 8 de março de 2013, Dia Internacional da Mulher, o Cesm atende cerca de 200 pacientes por mês. Com serviços referenciados em pré natal de alto risco, tratamento de infertilidade, encaminhamento para cirurgias de laqueadura e vasectomia, a unidade de saúde se tornou uma grande aliada nas ações de planejamento familiar, que antes eram realizadas pelas equipes das UBS (Unidades Básicas de Saúde). Além disso, a unidade conta com um mamógrafo digital de última geração, possibilitando o diagnóstico precoce de câncer de mama, o que dá mais chance de sucesso ao tratamento.

Linha da Mulher

Durante a comemoração do primeiro aniversário do Cesm, a Prefeitura de Hortolândia lançará um novo serviço às pacientes que fazem acompanhamento na unidade. É a Linha da Mulher, um veículo que fará o transporte de pacientes exclusivamente do ponto de ônibus em frente ao Hospital e Municipal e Maternidade até o Cesm, facilitando o acesso à unidade referenciada.

O serviço evitará, por exemplo, que gestantes de alto risco precisem caminhar da parada de ônibus até a entrada do Cesm, num trajeto que atravessa a movimentada avenida da Emancipação. O veículo estará disponível de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 16h30. A cada meia hora acontecem saídas intercaladas, de ida e volta.

Serviço

Comemoração do primeiro aniversário do Cesm (Centro Especializado em Saúde da Mulher) “Maria José Santos Ferreira”

Dia 15 de março de 2014, às 8h

Endereço: Caminho da Servidão, nº 255 / Jardim Green Park Residence