Prefeitura distribuirá livros a estudantes no 3º Literalendo

Programação completa do evento gratuito foi divulgada nesta quinta-feira (16/05) pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia

A fim de estimular a leitura e a experiência literária entre os moradores de Hortolândia, a Prefeitura distribuirá milhares de livros infantojuvenis durante o 3º Literalendo, evento artístico-cultural que integra a programação dos 33 anos de aniversário da cidade. Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, responsável pela ação, as 60 mil obras paradidáticas, de diversos autores brasileiros, serão entregues aos cerca de 26 mil estudantes da rede municipal de educação em diversos pontos de distribuição instalados pelo Parque Irmã Dorothy. A troca será feita por meio de filipetas a serem entregues aos pais e responsáveis nas próprias escolas, na semana que antecederá o evento.

Assim como nas edições anteriores, haverá praça de alimentação e Feira Ecosol com artigos artesanais e de alimentação comercializados pelos empreendedores do Programa Economia Solidária, da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.  No palco principal, os visitantes verão duas grandes atrações musicais gratuitas, com artistas nacionalmente conhecidos: apresentação do cantor e compositor Hélio Ziskind, das 14h às 15h,  e da atriz e professora de teatro Carla Fioroni, das 16h às 17h. Ziskind é muito conhecido por canções integrantes dos programas infantis e infantojuvenis brasileiros “Cocoricó” e “Castelo Rá-Tim-Bum”, exibidos a partir da década de 1990 na TV Cultura de São Paulo. Com 32 anos de carreira, Fioroni é muito lembrada pela atuação na peça “Trair e Coçar”, como a empregada Olímpia, e no programa televisivo “Chiquititas”, no papel das gêmeas Ernestina e Matilde. A artista, que hoje integra o elenco da comédia adulta " O Vison Voador ", já esteve em Hortolândia, no 1º Literalendo, em 2022.

O evento cultural gratuito e aberto ao público em geral acontecerá no último domingo de maio (26/05), tendo como cenário o Parque Socioambiental “Irmã Dorothy Stang”, localizado na Rua Manoel Antonio da Silva, 415, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. A partir das 10h, o parque será tomado por uma atmosfera de cultura, literatura e arte, com atividades para todas as idades até às 17h. O tema desta edição será “A Leitura e seus mundos”.

No palco principal, a abertura será às 11h, com a apresentação do Quinteto Cultura, um dos grupos do CEMMH (Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia) órgão da Secretaria Municipal de Cultura. A partir das 12h, haverá contação de histórias com a Supervisora Educacional Solange Cachimiro e o Prof. de Música Hugo Maciel. Em seguida, por volta das 14h, é a vez de Ziskind se apresentar. A partir das 15h30, serão anunciadas e premiadas simbolicamente as crianças vencedoras da 1ª Olimpíada Literária “. Por fim, às 16h, a festa ficará por conta de Fioroni, com o espetáculo “Hora da História".

Outra importante atração cultural do dia será a exposição "Os Múltiplos Olhares da Arte", com a curadoria do professor de Arte e Música do CFPE (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”, Adelson dos Santos. A mostra reunirá o trabalho feito por crianças e jovens, estudantes de 30 professores da rede municipal de Hortolândia, exibindo uma média de 40 obras por professor. A exposição promete encantar o público com artigos feitos com técnicas mistas e uma variedade de temas dentro das artes visuais, convidando os visitantes a explorar diferentes perspectivas e sensibilidades por meio da percepção e do olhar das crianças.

Confira as atrações da programação no palco principal:

11h - Apresentação do Quinteto Cultura (Secretaria de Cultura)

12h - Contação de Histórias, com a Supervisora Educacional  Solange Cachimiro e o Prof. de Música Hugo Maciel.

14h - Espetáculo de apresentação musical com Hélio Ziskind - Hélio canta seus sucessos

15h30 - Anúncio dos alunos classificados na Olimpíada Literária “Criança Amiga do Livro” e entrega de premiação

16h - Espetáculo de apresentação musica com Carla Fioroni - Hora da História