Prefeitura distribuirá 26 mil livros durante 2º Literalendo

Evento literário da Prefeitura será no domingo (28/05), a partir das 11h

A Prefeitura de Hortolândia distribuirá, gratuitamente, cerca de 26 mil livros infantis, durante o 2º Literalendo, evento literário que acontecerá neste domingo (28/05), no Parque Socioambiental “Irmã Dorothy Stang”, localizado na Rua Manoel Antonio da Silva, 415, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, organizadora do evento, as obras serão distribuídas exclusivamente aos matriculados nas 60 unidades da rede municipal de ensino e nas 40 escolas contratadas por meio do programa Bolsa Creche.

Foram adquiridos títulos diversos pensados para atender às crianças de todas as modalidades de ensino da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Cada estudante receberá antecipadamente uma filipeta que poderá ser trocada pelo livro desejado no dia do evento.

Eventos literários

Hortolândia terá dois grandes eventos literários, promovidos pela Administração Municipal, no mês em que completa 32 anos de emancipação política: o 13º Hortolendo, nesta sexta-feira (26/05) e o 2º Literalendo, no domingo (28/05). A ideia é incentivar a leitura entre os moradores da cidade, sobretudo entre os estudantes da rede municipal de ensino.

O 2º Literalendo começa a partir das 11h, no Pq. Dorothy, e é aberto ao público em geral. O tema escolhido, nesta edição, é “Por uma alfabetização de bons sentimentos”. O palco principal terá diversas atrações, dentre elas a dupla musical infantil paulista “Palavra Cantada”, formada pelos músicos Paulo Tatit e Sandra Peres, muito conhecidos no meio escolar brasileiro. Haverá também contação de histórias, apresentações musicais, exposição de máscaras africanas e distribuição de livros.

Na praça de alimentação, serão vendidas bebidas e comidas, bem como artigos artesanais confeccionados por integrantes do Programa de Economia Solidária. Em 2022, na primeira edição, o Literalendo levou cerca de 25 mil pessoas ao Parque Dorothy.

O “13º Hortolendo nas escolas” acontecerá nas 60 escolas da rede municipal de educação e nas 40 particulares contratadas por meio do programa Bolsa Creche, tendo como foco a comunidade escolar (crianças, jovens, adultos estudantes, familiares e profissionais da educação). Neste ano, a tradicional festa literária enfoca “A leitura e seus afetos: a escola como espaço de aprendizagem, convivência e humanização”. Cada unidade escolar terá programação própria, que incluirá ações lúdicas como contação de histórias, cantinhos de leitura, exposição de pinturas e desenhos, apresentações musicais e teatrais, dentre outras atividades artístico-culturais.

Confira as atrações do 2º Literalendo:

• 11h - Banda Municipal / Quinteto da Secretaria de Cultura + Abertura Oficial

• 11h45 - Contação de histórias - Palhaço Zé Minhoca

• 12h15 - Apresentação das escolas e contação de história com Solange Cachimiro, supervisora educacional da Secretaria de Educação e Hugo Maciel, coordenador pedagógico da Emef Jd. Amanda (CAIC)

• 13h - Contação de histórias e lendas africanas pela professora e contadora de história Marina Costa, de Indaiatuba, no quiosque da exposição “Máscaras africanas: arte, cultura e ancestralidade”.

• 13h40 – Apresentação da dupla Zé Victor e João

• 14h20 -  Contação de histórias e lendas africanas pela professora e contadora de história marina costa, de Indaiatuba

• 15h - Apresentação de Renan Inquérito, com o show “Abrakbça”.

• 16h – Show da dupla “Palavra Cantada”