Ampliada, Emeief Jd. Santa Esmeralda oferece 70 novas vagas na Educação Básica

Prefeito Zezé Gomes compareceu ao evento de entrega da reforma, nesta quarta-feira (17/04), em Hortolândia

Mais de 100 pessoas, entre estudantes, servidores públicos, autoridades do Executivo e do Legislativo, além de membros da comunidade local acompanharam, na manhã desta quarta-feira (17/04), o evento de entrega da obra de ampliação realizada pela Prefeitura na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental)  Jd. Santa Esmeralda. A obra permitiu a construção de duas salas de aula para turmas do Ensino Fundamental, abrindo 70 novas vagas na Educação Básica, na unidade, segundo informações da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. A escola está localizada na Rua Hélio Marcelino, 60, no Jd. Santa Esmeralda e conta com 282 alunos, em salas  que atendem desde o Mini Grupo, na Educação Infantil, até o 3º ano do Ensino Fundamental.

Para o prefeito José Nazareno Zezé Gomes, a obra marca mais uma conquista de Hortolândia na área da Educação, entre as quais inclui a contratação de empresa especializada para realizar reforma e manutenção predial, a contratação de mão de obra para a rede municipal e a liberação de R$ 46 milhões pelo Governo Federal para ampliação e reforma das escolas municipais.

“Esta escola vai ter também quadra coberta. A Secretaria de Educação me informou que até o dia 30 de abril os recursos serão empenhados para iniciar novas obras na escola”, anunciou o prefeito.

“Hoje é um dia festivo. Ao ver essa ampliação e a reforma realizada, meu sentimento é de extrema gratidão. Nossa comunidade e equipe escolar é merecedora desse presente! O pedido da nossa unidade escolar foi atendido. Hoje, temos uma escola linda e acolhedora”, afirmou a diretora Sílvia Schaefer.

As crianças que acompanharam a cerimônia também concordam com a gestora. “Ficou legal, maior, tem mais espaço”, afirma a estudante do 3º ano, Lívia Dornelles, de 8 anos. A colega de sala, Giovana Emanuely de Andrade, da mesma idade, comenta que, agora, gosta de sair para a nova área, durante o recreio, e sentir o “ar fresco”. Já para a amiga Emanuelly Magalhães, de 8 anos, se a unidade está mais espaçosa, “mais crianças podem estudar nesta escola e serem meus amigos!”

"Eu, como mãe de aluno dessa escola, tenho a convicção que, diante da ampliação e das melhorias feitas aqui, meus filhos e todos os alunos ficarão muito mais engajados e motivados a aprender e se desenvolver com dignidade. Só tenho a agradecer aos colaboradores da escola e à Prefeitura Municipal de Hortolândia pela iniciativa e investimentos nesta área tão importante que é a Educação", afirmou Daniela Mori, mãe de Arthur e Laura, estudantes da unidade.

Saiba mais sobre a obra

A obra aconteceu numa área pública de 2.012 metros quadrados, vizinha à escola, onde frequentemente havia descarte irregular de resíduos. O espaço foi incorporado ao terreno da unidade e lá foram construídas duas salas de aula (uma do 2º ano e outra do 3º ano do Ensino Fundamental), que estão mobiliadas e contam com ventiladores de parede, assim como dois conjuntos de banheiros infantis (feminino e masculino), totalizando 256 metros de construção Foi colocada cobertura de acesso ao prédio central da unidade, feito o fechamento do muro e instalado portão eletrônico. Além disso, houve troca de calhas e toldos, pintura externa e interna, instalação de bebedouros, entre outras benfeitorias na escola.

“Agradecemos a parceria da Câmara Municipal para a aprovação deste projeto. É importante melhorar a infraestrutura da educação. Hoje temos 37 escolas com reformas feitas, em fase de acabamento e embelezamento. É uma ação que acontece desde 2021”, destacou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.

Outras imagens do evento estão disponíveis neste link: https://drive.google.com/drive/folders/1ONK8dTVWnKggX_CWDbLbmIsj3tlyYQKo