Jardim São Felipe recebe ação de combate a queimadas ilegais, nesta quinta-feira (04/04)

Prefeitura intensificará orientação e fiscalização em bairros de Hortolândia mais afetados pelo problema

Agentes da Prefeitura realizaram, na manhã desta quinta-feira (04/04), ações de sensibilização e conscientização ambiental, no Jardim São Felipe, próximo ao Jardim Terras de Santa Maria, alguns dos mais afetados por focos de incêndio na cidade. Foram visitadas 115 residências e pontos comerciais. Nos próximos dias, outros bairros, considerados estratégicos, tais como Jardim das Colinas e Jardim São Felipe, também serão visitados. A previsão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável é que, durante os meses mais secos do ano, as ações junto à comunidade aconteçam diariamente e se estendam até 10 de maio, intensificando o trabalho educativo periódico, que já é realizado pela Administração Municipal.

O objetivo é combater as queimadas ilegais em Hortolândia. Levantamento feito pela Secretaria mostra que, na maioria das vezes, os incêndios são provocados por ação humana, seja pela queima de folhas após varrição, seja por bituca de cigarro. Eles ocorrem próximos a matas ciliares, terrenos baldios e locais de descarte irregular de resíduos. De janeiro a março deste ano, já foram emitidas 27 multas por realização de queimadas, uma vez que a prática é considerada crime ambiental em Hortolândia.

A equipe reuniu servidores tanto do Departamento de Educação Ambiental quanto do Setor de Fiscalização. Os panfletos distribuídos à comunidade mostram os riscos que os incêndios representam para a saúde humana e também para a flora e fauna. Na abordagem, os agentes explicaram aos moradores que a fumaça das queimadas irregulares, fora de controle, invade os ambientes de forma agressiva, afeta a saúde e o bem-estar das pessoas, sobretudo de crianças e idosos, que passam a ter dificuldades para respiração e precisam recorrer às UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para passar por atendimento médico.

“Um dos objetivos de retornarmos a esses bairros é reforçar as informações sobre as consequências dessas queimadas provocadas pela mão humana, intencionais. Percebemos que, no ano passado, diminuiu bastante os focos de queimadas e a população tem nos recebido bem na rua, no dia a dia. É importante sensibilizar as pessoas sobre o quanto uma coisa que parece tão simples causa tanto estrago para a cidade e principalmente para a nossa saúde”, destaca o coordenador do Núcleo de Educação Ambiental, Ricardo Zanoni.

A queimada é tipificada como crime ambiental, sujeito a penalidades, pela Lei Municipal 2464/2010. As multas variam de 100 a 10 mil UFMHs (Unidades Fiscais Municipais de Hortolândia). Isso equivale a valores entre R$ 453,85 e R$ 45.385,00, em números atualizados, válidos em abril de 2024.

Em caso de emergência, você pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 192 e a Defesa Civil, pelo 153.

Confira como obter outras informações sobre prevenção e combate a queimadas:

Educação Ambiental - (19) 3809 - 0568

Fiscalização Ambiental - (19) 3845 -1149