SAMU de Hortolândia ministra capacitação sobre atendimento a paciente crítico

Atividade para equipes de saúde da Prefeitura, nesta terça-feira (19/03), também abordou reanimação cardiopulmonar

É importante que os profissionais de saúde saibam como atuar em situações de urgência e emergência para salvar a vida de pacientes. É por isso que a Prefeitura de Hortolândia promove regularmente treinamentos para as equipes da rede municipal de saúde. Nesta terça-feira (19/03), o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ministrou capacitação sobre atendimento a paciente crítico e RCP (Reanimação Cardiopulmonar). A atividade foi para servidores das Atenções Básica e Especializada.

A formação mostrou como fazer o atendimento inicial de um paciente crítico. Paciente crítico é aquele que se encontra em situação grave com risco iminente de morte. Outro procedimento importante que foi abordado na capacitação foi a RCP, que consiste em uma série de manobras que devem ser feitas em um paciente que sofreu parada cardiorrespiratória.

O diretor da Atenção Hospitalar de Urgência e Emergência e coordenador do SAMU de Hortolândia, Renato Lopes Machado, salientou a importância das equipes das Atenções Básica e Personalizada saberem como realizar os protocolos e procedimentos abordados na formação.

“Os profissionais das Atenções Básica e Especializada rotineiramente atendem demandas que não são casos de urgência e emergência. Mas, para fazer esse tipo de atendimento, é necessário capacitações constantes e também atuação frequente para desenvolver as habilidades necessárias. Em unidades de saúde das Atenções Básica e Especializada podem, eventualmente, chegar pacientes críticos que evoluem para parada cardiorrespiratória ou outras situações que podem se tornar graves. Por isso, é importante capacitar esses profissionais para que possam dar o atendimento inicial com segurança e eficácia. Detectar as gravidades e fazer o acionamento precoce do SAMU para que o paciente receba atendimento adequado e seja conduzido para UPA ou hospital”, ressalta o diretor.

O SAMU de Hortolândia realiza constantemente capacitações para as equipes de saúde do município. O trabalho do SAMU de Hortolândia também tem alcançado reconhecido em âmbito nacional. A convite do Ministério da Saúde, o órgão ministrou a capacitação para mais de 1.000 profissionais selecionados pelo programa “Mais Médicos”, no ano passado.