SAMU de Hortolândia ministra capacitação para mais de 1.000 profissionais do programa “Mais médicos”

Atividade realizada nesta segunda-feira (28/08), em Brasília, foi para médicos selecionados para atuar em todos os estados brasileiros

O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Hortolândia, vinculado à Prefeitura, alcança um importante reconhecimento em âmbito nacional. O órgão ministrou uma capacitação sobre Suporte Básico de Vida para 1.040 profissionais selecionados pelo programa federal “Mais médicos para o Brasil”. O SAMU de Hortolândia realizou a formação, em Brasília, nesta segunda-feira (28/08), a convite do Ministério da Saúde.

Para o diretor da Atenção Hospitalar de Urgência e Emergência e do SAMU, Renato Lopes Machado, o convite do governo federal é um reconhecimento à atuação do órgão em escala regional. “O SAMU de Hortolândia tem se destacado como referência pelas capacitações que faz sobre primeiros socorros, urgência e emergência e demais assuntos relacionados a atendimento pré-hospitalar”, destaca o diretor.

A capacitação integrou a programação de atividades de formação oferecida pelo programa federal aos mais de 1.000 médicos selecionados para atuar em todos os estados brasileiros.

A formação, de cunho teórico e prático, abordou técnicas realizadas em vítimas de engasgo ou parada cardiorrespiratória, manobras de reanimação e uso do DEA (Desfibrilador Externo Automático). “É um equipamento utilizado numa parada cardiorrespiratória com o objetivo de aplicar um choque no tórax da vítima que reorganiza os batimentos cardíacos”, explica o diretor do SAMU Hortolândia.