Manutenções nas redes de água e esgoto mantém em ordem o saneamento básico em Hortolândia

Serviços são realizados pela Prefeitura, em parceria com a Sabesp

A implantação de novas redes de água e esgoto e o cuidado para manter o saneamento básico em Hortolândia como um dos melhores do Brasil segue com o trabalho realizado pela Prefeitura, em parceria com a Sabesp ( Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Desde a semana passada, a instalação de redes em vielas sanitárias está intensificada em residências localizadas no Jardim São Sebastião e no bairro Residencial Maria de Lourdes. A manutenção para correto funcionamento das redes de esgoto e águas pluviais continuam em vias do Jardim Campos Verdes, Parque Orestes Ôngaro (remanejamento) e Jardim Boa Vista.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, duas notificações por descarte irregular de esgoto foram realizadas em casas localizadas no Jardim dos Lírios e Jardim Amanda. A fiscalização contra o crime ambiental foi reforçada na região central, Jardim Santa Rita de Cássia, Jardim Santa Emília e Vila Real. “As equipes também fazem limpeza de rede no Parque Gabriel e, durante esta semana, continuam a concentração da força de trabalho para a recuperação da lagoa do Jardim São Bento”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Lagoa do Jd. São Bento

A recuperação da lagoa do Jardim São Bento começou na semana retrasada após vistoria da Defesa Civil  que constatou danos na tubulação, resultando no escoamento total da água para o percurso do córrego e, como consequência, o esvaziamento da lagoa. O serviço foi iniciado pela remoção de sedimentos, além da limpeza do fundo da lagoa com maquinário específico e, agora, na manutenção de todo o sistema, já em etapa de conclusão. A recuperação vai evitar enchentes e alagamentos e a área no entorno do espaço será revitalizada. Nesta terça-feira (19/03), equipes realizam ações no calçamento localizado no entorno do espaço.

Faça sua parte e denuncie

Como parte da iniciativa, os cidadãos têm a oportunidade de colaborar relatando ligações irregulares de esgoto. O aplicativo Agenda Verde, disponível nas plataformas Google Play e App Store, permite que os moradores façam denúncias por meio de seus dispositivos móveis. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo absoluto. Além disso, é possível reportar casos por telefone, ligando para a Secretaria de Serviços Urbanos através do número (19) 3897-9800. Quando uma ligação irregular de esgoto é confirmada, os proprietários dos imóveis são notificados oficialmente pela Prefeitura.

Todo o conjunto de ações que reforçam o saneamento básico em Hortolândia faz parte do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). O Novo PIC contempla diversos serviços que, juntos, irão contribuir com o desenvolvimento inteligente e sustentável da cidade nos próximos anos.