Hortolândia apresenta cartilha sobre serviços de saúde para população

Prefeitura fez apresentação oficial da publicação para moradores da região do Jd. Novo Ângulo, nesta sexta-feira (15/03)

Você sabe onde fazer a aferição da pressão arterial? Se precisa de algum remédio, sabe onde pode retirá-lo? Para responder essas e outras perguntas, a Prefeitura de Hortolândia criou uma cartilha explicativa sobre as unidades e os serviços do SUS (Sistema Único de Saúde) para ser distribuída à população. Intitulada “Saúde + Humanizada”, a cartilha foi oficialmente apresentada em reunião na UBS (Unidade Básica de Saúde) Novo Ângulo, na manhã desta sexta-feira (15/03).

Participaram do encontro usuários, trabalhadores e gestores da rede municipal de saúde e representantes do Conselho Municipal de Saúde. A criação da cartilha é uma das ações desenvolvidas pelo município relacionadas à Política Nacional de Humanização (PNH) – Humaniza SUS, instituída pelo governo federal. Para efetivar a implementação da PNH, a Secretaria de Saúde dividiu o município em cinco GTHs (Grupos de Trabalho de Humanização). Cada grupo abrange um território. Os cincos GTHs são Jardim Amanda, Jardim Nova Hortolândia, Jardim Novo Ângulo, Jardim Santa Clara do Lago e Jardim Rosolém.

A cartilha orienta a população sobre qual unidade de saúde deve ser procurada conforme cada situação ou gravidade de cada caso. “Por meio da cartilha, o objetivo é reforçar para a população a noção que a UBS é a porta de entrada do SUS. É na UBS que os moradores podem buscar serviços simples, como, por exemplo, medir pressão, retirar medicamentos, entre outras atividades. A UBS vai além de apenas agendar consultas”, salienta o coordenador geral dos serviços de Atenção Primária e Atenção Especializada, Leandro da Silva Severino.

De acordo com a Secretaria de Saúde, está prevista a realização de reuniões de apresentação da cartilha para as populações dos territórios cobertos pelos demais GTHs.