Hortolândia cria grupo para implementar humanização na rede de saúde especializada

Ação integra a Política Nacional de Humanização (PNH) – Humaniza SUS

Hortolândia continua a abrir espaço para a população participar na melhoria do serviço público de saúde. Uma importante ação nesse sentido é a Política Nacional de Humanização (PNH) – Humaniza SUS (Sistema Único de Saúde), criada pelo governo federal em 2003. A Prefeitura já tem implementado a política no município. Prova disso é a criação de um grupo técnico para a Atenção Especializada. A Secretaria de Saúde formalizou a criação do grupo em reunião na sexta-feira (31/03). O encontro contou com participação de usuários, trabalhadores da saúde e gestores. A criação do grupo foi feita em parceria com o Conselho Municipal de Saúde.

De acordo com a diretora de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde, Fátima Gomes, a criação do grupo integra as diretrizes em nível municipal da política de humanização. O grupo, formado por usuários, trabalhadores da saúde e gestores, terá reuniões periódicas. Dentre as pautas a serem discutidas estão demandas e sugestões da população sobre os serviços da rede municipal de saúde especializada que o próprio grupo irá colher. A próxima reunião do grupo está agendada para o mês de junho.

Atualmente, o município já tem sete grupos técnicos de Atenção Básica, divididos pelas regiões Jd. Novo Ângulo, Jd. Amanda, Jd. Rosolém, Jd. Santa Clara do Lago e Jd. Nova Hortolândia, e de urgência e emergência, que abrangem o Hospital Municipal e o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).