Gestantes de Hortolândia recebem kits pelo “Programa Cuidar”

Desde o ano passado, Prefeitura de Hortolândia já entregou aproximadamente 2.500 kits maternidade

A Prefeitura de Hortolândia realizou, nesta quarta-feira (31/01), a entrega de 114 kits maternidades a gestantes atendidas pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Hortolândia. Desde o começo desse trabalho, mais de 2,5 mil kits já foram destinados. A ação social foi promovida por meio do Programa Cuidar, iniciativa intersetorial que conta com a atuação do Fundo Social de Solidariedade, órgão da Secretaria de Governo, da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social e da Secretaria de Saúde. A cerimônia de entrega dos kits aconteceu no Centro Pastoral “Dom Bruno Gamberini”, no Vila Real.

“Cuidar das pessoas é o nosso grande lema. Reforçamos este compromisso junto à população. Faz parte de nossos desafios este olhar com carinho para as pessoas, principalmente para essas futuras ‘mamães’ e ‘papais’ que estão aqui neste importante dia. As crianças são o nosso futuro e desde a barriga das ‘mamães’ devem ser cuidadas por nós. Continuaremos este trabalho e, também, queremos intensificar a geração de emprego com a atração de empresas, construção de moradias, regularização fundiária, trazendo todo este suporte necessário para o desenvolvimento”, comentou o prefeito Zezé Gomes, na cerimônia.

O kit contém itens essenciais para as primeiras semanas de vida dos bebês. Estão disponíveis produtos como banheira, mantas, fraldas estampadas, lenços umedecidos, sabonetes líquidos, cremes contra assadura, termômetros, bolsa para as mães, coletor de leite materno e “mijãozinhos” para os bebês. “Este kit é muito importante para nós. Serei mãe pela primeira vez e agradeço a entrega destas peças necessárias nos primeiros meses de vida dos bebês”, comentou Ketilin Machado, 20 anos. A moradora do Jardim Rosolém está grávida de 8 meses de um menino que se chamará Levi.

“Esse cuidado e este carinho disponibilizado no ‘Programa Cuidar’ oferece os cuidados necessários para as crianças desde a gravidez até os primeiros anos de vida. Não só o kit mas todo o acompanhamento é necessário para contribuir  com o desenvolvimento digno e maior qualidade de vida dessas crianças. Nosso cuidado também é com as ‘mamães’. Estimular estas jovens ao estudo e ajudar a inseri-las no mercado de trabalho, além de apoio psicológico. As famílias de nossas cidades devem e continuarão a serem amparadas”, analisa a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, Maria dos Anjos.

“O “Programa Cuidar” está alinhado com os principais compromissos da Administração Pública Municipal. Temos este compromisso com o Governo. A entrega dos kits reforça nosso trabalho que é de assistência para todos, somados ao que o governo faz, que é ajudar nossa cidade a se desenvolver todos os dias. Agradecemos todos os envolvidos neste programa e as futuras mães e pais que aqui estiveram para retirar os kits, sabendo que eles e seus familiares sempre poderão contar conosco”, explica o secretário adjunto de Inclusão e Desenvolvimento Social, Gerson Ferreira.

MAIS FOTOS DO EVENTO