Gestantes de Hortolândia recebem kits pelo “Programa Cuidar”

Prefeitura de Hortolândia encerra o ano com mais de 2.100 kits maternidade distribuídos

A Prefeitura de Hortolândia realizou, nesta quarta-feira (13/12), a entrega de 87 kits maternidades a gestantes atendidas pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Hortolândia. A ação social foi promovida por meio do Programa Cuidar, iniciativa intersetorial que conta com a atuação do Fundo Social de Solidariedade, órgão da Secretaria de Governo, da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social e da Secretaria de Saúde. A cerimônia de entrega dos kits aconteceu no Centro Pastoral “Dom Bruno Gamberini”, no Vila Real.

Responsável pela entrega simbólica dos kits às gestantes representantes dos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), o prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, exaltou o caráter holístico do programa. “A entrega desses kits simboliza a paixão da mãe com o filho e a união da família. Para algumas pessoas, esses kits podem parecer uma coisa simples, mas para aquelas mães que não têm condições financeiras de montar o primeiro enxoval, o kit maternidade acaba sendo fundamental. Além de receber os kits, é importante que as gestantes tenham o apoio familiar e sejam acolhidas pelo Poder Público, fazendo uso dos diversos serviços nos equipamentos públicos. O ‘Cuidar’ traduz o compromisso permanente com as pessoas”, declarou Zezé Gomes.

Com a entrega dos kits nesta quarta-feira (13/12), o “Programa Cuidar” contabiliza 2.108 kits distribuídos desde que o programa foi lançado, em outubro de 2023. O kit contém itens essenciais para as primeiras semanas de vida dos bebês. Estão disponíveis produtos como banheira, mantas, fraldas estampadas, lenços umedecidos, sabonetes líquidos, cremes contra assadura, termômetros, bolsa para as mães, coletor de leite materno e “mijãozinhos” para os bebês.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, Maria dos Anjos, aponta que a entrega dos kits representa apenas uma das ações promovidas pelo programa. “O ‘Programa Cuidar’ oferece os cuidados necessários para as crianças desde a gravidez até os primeiros anos de vida, oferecendo condições para que a criança se desenvolva com dignidade e qualidade de vida. Por isso, mais importante do que entregar esses kits, é necessário assistir as mães e crianças, estimulando as mamães a voltarem a estudar, seja pelo EJA (Ensino de Jovens e Adultos) ou pelos diversos cursos ofertados gratuitamente pelo Fundo Social. Quando a família é assistida pelo ‘Programa Cuidar’, ela se sente parte da cidade”, avalia Maria dos Anjos

A gestante Nayara Barbosa dos Santos está a 70 dias de conhecer o filho Henrico. Vivendo a expectativa pelo nascimento do filho, ela comenta os benefícios em receber o kit. “É uma preocupação a menos para as mães, porque é muita coisa que a gente tem que pensar para o enxoval do bebê. As coisas estão com um preço mais alto do que a gente costumava comprar antes da Pandemia. Então, é um alívio para as mães poder contar com o kit, porque alimentamos essa expectativa de que vamos ganhar o enxoval, sabendo que os produtos são de boa qualidade. É, sem dúvidas, um grande auxílio”, comenta Nayara.

Para o diretor do Departamento de Assistência Social da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, Jesus José Ribeiro, a promoção do “Programa Cuidar” está alinhada com um dos principais compromissos da Administração Pública Municipal. “A Secretaria de Inclusão tem um compromisso junto ao governo de direcionar todas as ações sociais no município. A entrega desses kits é um resultado desse compromisso. Esse programa é uma marca muito forte do governo, que é focado na necessidade e obrigação de cuidar das pessoas”, encerra.