Mais de 2 mil gestantes de Hortolândia são atendidas pelo “Programa Cuidar”, neste ano

Nesta quinta-feira, ação da Prefeitura entregou kits maternidades às gestantes

A Prefeitura de Hortolândia segue promovendo o acompanhamento de gestantes do município. Nesta quarta-feira (29/11), o Programa Cuidar realizou a entrega de 175 kits maternidades a gestantes atendidas pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). A cerimônia reuniu familiares e autoridades do poder público no Centro Pastoral “Dom Bruno Gamberini”, no Vila Real. A ação social é uma iniciativa intersetorial da Prefeitura por meio dos esforços do Fundo Social de Solidariedade, órgão da Secretaria de Governo, da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social e da Secretaria de Saúde.

Pensando em auxiliar gestantes a partir da 34ª semana de gravidez, o “Programa Cuidar” disponibiliza itens essenciais para as primeiras semanas de vida dos bebês. O kit contém itens como banheira, mantas, fraldas estampadas, lenços umedecidos, sabonetes líquidos, cremes contra assadura, termômetros, bolsa para as mães e “mijãozinhos” para os bebês. O kit também incentiva a amamentação ao disponibilizar um coletor de leite materno. Desde que foi lançado, em outubro de 2022, pela Prefeitura de Hortolândia, o programa social contabiliza a entrega de 2.021 kits a mães de todas as regiões da cidade.

Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, Maria do Anjos, a missão do programa vai além da entrega dos kits. “Quando lançamos o ‘Programa Cuidar’, não pensamos apenas em entregar os kits às mamães, mas também consideramos outras formas de garantir a manutenção dos cuidados da criança. Por isso, o programa também orienta as mamães sobre a importância de fazer os exames regulares. Há uma preocupação, também, com a matrícula dessas crianças na creche e a inserção das mães no mercado de trabalho, com os cursos profissionalizantes ofertados pelo Fundo Social. O nome ‘Cuidar’ foi pensado justamente por traduzir uma dos maiores compromissos do governo, que é cuidar das pessoas”, declarou Maria dos Anjos.

Ações que trazem impacto ao núcleo familiar como um todo, como aponta o secretário adjunto de Saúde, Dr. Leandro da Silva Severino. “A grandiosidade desse programa se reflete nos cuidados iniciais com as mães, durante o pré-natal, e nas ações de inclusão social durante toda a fase que acompanha o crescimento das crianças”, declarou Dr. Leandro da Silva.

A gestante Talita Carosso foi uma das mulheres atendidas pelo programa, nesta quinta-feira. Grávida do menino Thomas, ela vive a expectativa de ter o primeiro filho. “Eu não tinha os itens de saída da maternidade, vai me ajudar bastante. As fraldas também vão ser muito importantes”, opina a moradora do Jd. Novo Ângulo.

A cerimônia foi marcada pela entrega simbólica dos kits a gestantes representantes das cinco unidades do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) de Hortolândia. Os órgãos assistenciais desempenham papel importante no acompanhamento das famílias, como explica o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva. “Esse projeto cuida das pessoas de uma forma especial, desde o pré-natal das gestantes até os cuidados necessários para que a criança se desenvolva com saúde e se torne um cidadão. Hortolândia é uma cidade que alia o crescimento com os cuidados das pessoas”, encerra.