Hortolândia solicita para população deixar agentes da UVZ entrar em suas casas para fazer ADL

Equipes da Prefeitura visitam imóveis nas regiões do Jd. Rosolém e Vila Real, nesta semana; ação mede quantidade de larvas de Aedes aegypti encontradas na cidade

Quer evitar a presença do Aedes aegypti onde você mora? Então, deixe os agentes da UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses) entrarem na sua casa! Este é o apelo que a Prefeitura de Hortolândia faz para a população. O órgão municipal continua a realizar a ADL (Análise de Densidade Larvária). Nesta semana, os agentes visitam imóveis no Jardim Rosolém e na Vila Real.

A ADL consiste na contagem de larvas do mosquito que são encontradas em imóveis da cidade. A contagem é feita por meio das visitas que os agentes da UVZ fazem às casas dos moradores. A ADL é importante para o município reforçar ações que já são realizadas e/ou definir estratégias mais efetivas de combate ao Aedes aegypti.

Nas visitas, os agentes entram nas casas para investigar locais onde há larvas do mosquito e eliminar as mesmas e os criadouros onde foram encontradas. De acordo com a UVZ, a ADL é realizada por amostragem. Em média, são visitados dez imóveis por quarteirão. A definição dos quarteirões a serem percorridos é feita por sorteio. Para a ADL, a meta do órgão é visitar em torno de 3.000 imóveis em todas as regiões do município.

“Portanto, caso o morador receba a visita da UVZ, reforçamos para que deixe os agentes entrarem na casa para fazer a ADL. Essa ação é importante para o município combater a reprodução do Aedes aegypti”, alerta o gerente do órgão, Ibraim Almeida. Os agentes do órgão estão identificados com crachá e uniforme. Em caso de dúvida, a população pode entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

ÍNDICE DE BRETEAU

Nas visitas, os agentes recolhem algumas das larvas encontradas para serem identificadas e contabilizadas. A quantidade de larvas medida gera o chamado Índice de Breteau. O índice é dividido em três escalas: de 0 a 1 é considerado baixo; de 1 a 4, médio; e acima de 4, alto.

A ADL é realizada três vezes ao ano: em janeiro, julho e outubro. De acordo com a UVZ, a ADL registrada em outubro do ano passado foi 5,3, considerado alto. Já em janeiro do ano passado, a ADL medida foi de 6,4, também considerada alta. A UVZ ressalta que a tendência é que a ADL seja elevada no verão, uma vez que nessa estação o calor é maior, condição que favorece a reprodução mais rápida do Aedes aegypti.

Nas visitas, os agentes da UVZ também dão orientações aos moradores sobre ações que evitam a proliferação do mosquito. É importante que a população faça sua parte e colabore com a Prefeitura no combate ao Aedes aegypti para evitar que o município tenha um aumento expressivo das doenças causadas pelo inseto, como Dengue, Chikungunya e Zika.

De acordo com a UVZ, Hortolândia registra neste ano 100 casos notificados de Dengue, dos quais quatro positivos e nenhum óbito. Já de Chikungunya são quatro casos notificados, que estão em investigação. Neste ano, o município ainda não registra nenhum caso notificado de Zika.

Caso o morador apresentar algum dos sintomas de Dengue, Chikungunya ou Zika, a Prefeitura orienta para que procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência ou mais próxima de onde mora para receber atendimento adequado, e com isso possibilitar que a Secretaria de Saúde faça a notificação correta do caso.

A UVZ salienta que os sintomas de Dengue, Chikungunya e Zika são parecidos. Dentre os principais sintomas da Dengue estão dores no corpo, de cabeça e na parte atrás dos olhos, febre, manchas e /ou pontos vermelhos no corpo, náusea e vômito. Já o sintoma principal de Chikungunya são dores nas articulações que persistem durante dias. Por fim, a Zika apresenta os seguintes sintomas: febre, mas não tão elevada, vermelhidão no corpo e nos olhos (neste último sem formação de pus).