Lagoas do Jd. Amanda e Jd. São Bento recebem desobstrução realizada pela Prefeitura

Ação preventiva contra enchentes, alagamentos em Hortolândia

As lagoas em Hortolândia costumam ser locais para o encontro de famílias e amigos aos finais de semana. Além disso, o entorno destas áreas também são ideais para práticas esportivas como corridas e caminhadas. Em alguns locais, há bancos e mesas para piqueniques, além de quadras esportivas. Para deixar estes espaços agradáveis e limpos para o uso da população, principalmente no período das férias escolares, feriados e finais de semana, as equipes da Prefeitura intensificam a limpeza e a poda do mato ao redor, além da desobstrução no espelho d’água, trabalho que também evita alagamento nos dias de chuvas.

No Jardim São Bento e Jardim Amanda, a sexta-feira (19/01), foi de muito trabalho para retirar material orgânico e lixo descartado irregularmente dentro das lagoas. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, o uso do maquinário foi necessário e, ali, foram achados restos de construção civil, latinhas, garrafas pets e até móveis. A ação acontece periodicamente. Para evitar a proliferação de plantas aguapés que acontece com o alto índice de descarte irregular de esgoto, a fiscalização continua acontecendo, todos os dias, em diferentes bairros da cidade.

“Este conjunto de ações é necessário para manter a ‘saúde’ do nosso meio ambiente e, também, incentivar as pessoas a continuar utilizando estas áreas. Precisamos da colaboração de todos”, comenta o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Ações que contribuem com o saneamento básico

A reforma dos bueiros é mais um trabalho que complementa a limpeza das lagoas. O saneamento básico está diretamente ligado ao que é realizado para a manutenção destes ramais das redes coletoras de esgoto e das redes de águas pluviais. O conserto, reforma e manutenção das bocas-de-lobo, além das guias, sarjetas, calçadas e dos acessos aos poços de visita, ponto de entrada para as tubulações, foram intensificados em oito bairros nesta semana.

Os serviços aconteceram em dispositivos no Residencial Maria de Lourdes, Jardim Nova Hortolândia, Parque do Horto, Jardim Carmen Cristina, Jardim São Jorge, Terras de Santo Antônio, Parque Orestes Ôngaro (próximo ao Instituto Federal) e no Jardim São Bento. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, o trabalho é periódico, segue um cronograma e além de complementar tudo que é realizado para as melhorias nas lagoas, ajuda também nas ações específicas nas tubulações do esgoto e das águas pluviais.