Saneamento básico reforçado segue como prioridade em Hortolândia

Diversas ações são realizadas pela parceria entre Sabesp e Prefeitura em todas as regiões da cidade

Aproximadamente 14 bairros receberam ações da  Sabesp ( Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) em parceria com a Prefeitura de Hortolândia, em uma semana, para reforçar a qualidade do saneamento básico da cidade. O trabalho acontece mesmo nos dias com mais calor e é intensificado após as fortes chuvas. A vistoria para a implantação e a fiscalização contra o descarte irregular de dejetos domésticos nas redes de águas pluviais aconteceu nos jardins São Jorge, Nossa Senhora Auxiliadora e no Jardim do Bosque. Já a orientação para a ligação correta do sistema foi concluída no bairro Recanto do Sol.

Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, além do serviço para evitar o crime ambiental, as equipes também detectaram ligações irregulares em residências no bairro Remanso Campineiro, Vila Real e Nova Alvorada. Os moradores flagrados já foram notificados para corrigir a situação. Reparos foram concluídos em sistemas nos jardins Amanda, Novo Ângulo e São Bento, assim como a desobstrução nos jardins Santa Rita de Cássia e Nova Hortolândia e no bairro Loteamento Adventista Campineiro.

"Na região do Jardim Boa Vista, segue a implantação da rede coletora desde a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101) até próximo das indústrias localizadas na área. Este trabalho contribui com o meio ambiente e com o desenvolvimento de diversos bairros", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Faça sua parte e denuncie

Como parte da iniciativa, os cidadãos têm a oportunidade de colaborar relatando ligações irregulares de esgoto. O aplicativo Agenda Verde, disponível nas plataformas Google Play e App Store, permite que os moradores façam denúncias por meio de seus dispositivos móveis. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo absoluto. Além disso, é possível reportar casos por telefone, ligando para a Secretaria de Serviços Urbanos através do número (19) 3897-9800. Quando uma ligação irregular de esgoto é confirmada, os proprietários dos imóveis são notificados oficialmente pela Prefeitura.