Mutirão para limpeza e manutenção de bueiros acontece em diversos bairros

Além disso, Prefeitura  de Hortolândia e Sabesp reforçam ações para saneamento básico

A manutenção e a zeladoria nos dispositivos que fazem parte do serviço de saneamento básico recebem atenção especial em Hortolândia. Nas ruas e avenidas, equipes da Prefeitura trabalham, diariamente, para manter o funcionamento correto e regular das peças. Durante toda a semana, o mutirão foi nos bueiros em diferentes regiões da cidade. A manutenção aconteceu em entradas localizadas nas ruas Graciliano Ramos, Pedro Villas Boas e no cruzamento entre as ruas Graça Aranha e Francisco Glicério, todas no Jardim Amanda. No Parque Ortolândia, a limpeza foi em bueiros de todo o bairro.

A manutenção também aconteceu em bocas de lobo da região da Taquara Branca e as trocas das tampas do acesso para redes de esgoto e águas pluviais aconteceram na Vila Guedes e Jardim Santiago. No Jardim Adelaide e Jardim Santa Izabel, a manutenção ocorre em guias e sarjetas danificadas por rompimentos em tubulações geralmente causados por conta do descarte irregular de lixo e entulho. Calçadas do Parque Perón receberam mutirão para manutenção.

Já o trabalho nas redes de esgoto e águas pluviais, também foi reforçado durante toda a semana. Vistorias contra o descarte irregular dos dejetos foram intensificadas no Parque Orestes Ôngaro e Jardim Nova Hortolândia. Já residências localizadas nos jardins Novo Horizonte e Amanda, receberam a notificação por cometerem este tipo de crime ambiental. A orientação para a ligação correta das redes foi realizada em comércios na região central.

Equipes da Administração Municipal e Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) também realizaram a ligação de redes em residenciais na Vila Real e a desobstrução em sistemas no Jardim Rosolém e Jardim Terras de Santo Antônio. Manutenções gerais, reparos e mutirão de fiscalização foram concluídos no Parque Ortolândia, Remanso Campineiro e bairro Residencial Villagio Ghiraldelli.

Faça sua parte e denuncie

Como parte da iniciativa, os cidadãos têm a oportunidade de colaborar relatando ligações irregulares de esgoto. O aplicativo Agenda Verde, disponível nas plataformas Google Play e App Store, permite que os moradores façam denúncias por meio de seus dispositivos móveis. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo absoluto. Além disso, é possível reportar casos por telefone, ligando para a Secretaria de Serviços Urbanos através do número (19) 3897-9800. Quando uma ligação irregular de esgoto é confirmada, os proprietários dos imóveis são notificados oficialmente pela Prefeitura.