Manutenção das redes de saneamento básico acontece em 22 bairros de Hortolândia

Ações com parceria entre Prefeitura e Sabesp foram intensificadas nesta semana

Equipes da Prefeitura em parceria com a Sabesp ( Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) reforçam ações, em todas as regiões de Hortolândia, para contribuir com o saneamento básico na cidade. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, mesmo com as fortes chuvas dos últimos dias, o trabalho é intensificado para evitar problemas nos sistemas de esgoto e de águas pluviais, além de manter o funcionamento das redes. Durante toda a semana, reparos foram feitos em tubulações localizadas no Jardim Novo Ângulo, Jardim Nova América, Recanto do Sol, Chácara Fazenda Coelho, Jardim do Bosque e Jardim Santa Izabel.

Para evitar o descarte irregular, crime ambiental que causa mau cheiro e contribui para o surgimento de enchentes, alagamentos, erosões e buracos no solo, a fiscalização e a vistoria seguem no Jardim Amanda, Jardim Nova Europa, Jardim São Bento e Jardim Nossa Senhora Auxiliadora. No Jardim São Jorge, Jardim Conceição, Jardim São Sebastião, Jardim Sumarezinho e na região do Jardim Nossa Senhora de Fátima, o trabalho acontece para consertar afundamentos de solo causados pelas fortes chuvas e rompimento das redes.

A manutenção do sistema e a limpeza de bueiros, serviços interligados para o correto funcionamento do sistema de saneamento básico na cidade, estão intensificados no Jardim Boa Esperança, Residencial João Luiz, Jardim Santa Clara do Lago, Vila da Conquista e na região do Jardim Novo Horizonte, onde os PV's (Poços de Visita), importante peça para o acesso às tubulações, também recebem consertos para que não haja rompimentos. A desobstrução para evitar entupimentos e a orientação contra descarte irregular foi concluída no Jardim Estefânia e  no Jardim Everest. Os serviços permanecem, diariamente, em todas as regiões.

Faça sua parte e denuncie

Como parte da iniciativa, os cidadãos têm a oportunidade de colaborar relatando ligações irregulares de esgoto. O aplicativo Agenda Verde, disponível nas plataformas Google Play e App Store, permite que os moradores façam denúncias por meio de seus dispositivos móveis. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo absoluto. Além disso, é possível reportar casos por telefone, ligando para a Secretaria de Serviços Urbanos através do número (19) 3897-9800. Quando uma ligação irregular de esgoto é confirmada, os proprietários dos imóveis são notificados oficialmente pela Prefeitura.