Por 100% do esgoto tratado e coletado, Prefeitura continua investimento no saneamento básico de Hortolândia

Implantação das redes de esgoto e prolongamentos de redes de água potável para reforçar o abastecimento, fazem parte das diretrizes do desenvolvimento inteligente e sustentável na cidade

A parceria entre Sabesp ( Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e Prefeitura de Hortolândia segue com o trabalho para a manutenção e melhorias nas redes de saneamento básico em todas as regiões da cidade. Desde o início do ano, diariamente, equipes intensificaram diversos trabalhos que contribuem com o reforço de um dos pilares da qualidade de vida em Hortolândia. O mutirão contra o descarte irregular e para consertos, tanto nas tubulações das redes de esgoto como de águas pluviais, além de vistorias e notificações continua, semanalmente em imóveis no Jardim Amanda. Na Taquara Branca e no Jardim Santana, o trabalho é para a limpeza dos bueiros.

Além disso, nos jardins Adelaide e Carmen Cristina, redes foram desobstruídas. A desobstrução evita rompimentos que causam alagamentos, erosões e buracos no solo. A população pode contribuir ao não descartar materiais sólidos em vasos sanitários e pias das casas e descartar lixo e restos de construção civil regularmente. No Parque Orestes Ôngaro, uma residência foi notificada pelo descarte irregular de esgoto doméstico nas redes de águas pluviais.

"Na região do Jardim Boa Vista, agora, no bairro Chácaras Recreio Alvorada com mais intensidade, segue a implantação da rede coletora desde a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101) até próximo das indústrias localizadas na área. Este trabalho contribui com o meio ambiente e com o desenvolvimento de diversos bairros", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Faça sua parte e denuncie

Como parte da iniciativa, os cidadãos têm a oportunidade de colaborar relatando ligações irregulares de esgoto. O aplicativo Agenda Verde, disponível nas plataformas Google Play e App Store, permite que os moradores façam denúncias por meio de seus dispositivos móveis. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo absoluto. Além disso, é possível reportar casos por telefone, ligando para a Secretaria de Serviços Urbanos através do número (19) 3897-9800. Quando uma ligação irregular de esgoto é confirmada, os proprietários dos imóveis são notificados oficialmente pela Prefeitura.