Hortolândia prepara-se para a temporada das chuvas de verão

Decreto que institui o Plano Municipal de Contingência de Hortolândia foi publicado, neste sábado (02/12), na edição 2027 do Diário Oficial Eletrônico do Município

A Prefeitura de Hortolândia publicou na edição 2027 do Diário Oficial Eletrônico do Município, disponibilizada neste sábado (02/12), o Decreto Nº 5.328, de 30/11/2023, que dispõe sobre a “Operação Chuvas de Verão 2023/2024”. De olho nas chamadas “chuvas de verão”, o município já se prepara para enfrentar a temporada de precipitações breves, porém intensas, que podem causar desconforto e mesmo acidentes graves, caso as orientações da Defesa Civil sejam desconsideradas.

Para prevenir, reduzir e conter alagamentos e inundações, bem como outros riscos típicos deste período, que tantos transtornos causam à população, a Prefeitura instituiu o Plano Municipal de Contingência Preventivo de Defesa Civil para o período 2023-2024, a ser executado pelos integrantes do Simpdec (Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil). A medida atende aos acordos nas esferas estaduais, nacionais e internacionais.

Este Plano de Contingência vigora do dia 1º de dezembro de 2023 a 31 de março de 2024, podendo ser prorrogado, de acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Por meio dele, a Administração Municipal mobiliza os integrantes do Simpdec e demais órgãos de atendimento emergencial, otimizando os recursos existentes. Todas as secretarias municipais de Hortolândia (Segurança, Obras, Habitação, Governo, Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Inclusão e Desenvolvimento Social, Esportes, Assuntos Jurídicos, Saúde, Mobilidade Urbana, dentre outras) fazem parte do Sistema.

O decreto regulamenta e coordena as ações do Executivo Municipal no sentido de prevenir ocorrências danosas e proteger a população durante o período do ano em que acontecem chuvas fortes e bruscas. Entre as ações essenciais a serem realizadas pelos órgãos públicos estão:

• monitoramento das previsões meteorológicas;

• vistorias preventivas para mapear e avaliar áreas suscetíveis e verificar a limpeza de córregos, vias públicas, galerias de águas pluviais, áreas de ocupações e onde acontecem alagamentos;

• coordenação, o acionamento e o controle de emergências.

Confira abaixo algumas recomendações importantes, passadas pela Defesa Civil Municipal, vinculada à Secretaria de Segurança:

• Em casos de chuvas fortes e raios, aparelhos elétricos devem ser desligados para prevenir choques e descargas

• Durante a tempestade e depois dela, jamais transitar em locais alagados, nem a pé, para evitar quedas, nem de carro ou de moto, pois poucos centímetros de água acumulada são suficientes para arrastar veículos

• outro perigo são as doenças que podem ser contraídas a partir do contato da pele com as águas das enxurradas.